uso da máscara

O que os santa-marienses acham da proposta de multar quem não usa máscara

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Na última quinta, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) protocolou na Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei para aplicação de multa para quem não utilizar a máscara em vias públicas e, também, espaços privados em Santa Maria. Os valores vão de R$ 177,73, podendo chegar a mais de R$ 1.777,30. O projeto já foi recebido pelo presidente do Legislativo, Adelar Vargas (MDB), e será votado em breve. 

Dos onze entrevistados na tarde desta segunda no centro da cidade, apenas dois se manifestaram contra. Os demais acreditam que ainda falta conscientização e responsabilidade individual, por isso concordam com a penalidade.

VÍDEO: o que pensam santa-marienses sobre a retomada do futebol no RS

De acordo com texto do projeto, caso aprovada, a lei vai abranger, "espaços e vias públicas, de uso coletivo, privado ou público, bem como no interior de estabelecimentos que executem atividades, quando autorizado o seu funcionamento, por consumidores, fornecedores, clientes, empregados e colaboradores, enquanto permanecerem as medidas de enfrentamento à pandemia".

O projeto está dentro da legalidade. Já existe uma lei nacional de combate à Covid-19, que torna o uso da máscara obrigatório (Lei 13.979/2020, com redação da Lei 14.019/2020). A legislação prevê, ainda, que Estados e municípios fiscalizem e aplique as sanções caso haja descumprimento das medidas.

Veja o que dizem as pessoas entrevistadas pelo Diário:

data-filename="retriever" style="background-color: transparent; width: 25%; float: right;">

Luciano Lima, taxista - contra 

"O que eu questiono é sobre a eficácia da máscara. Se ela é mesmo segura, por que tem que fechar o comércio e privar o comerciante de trabalhar? Se mesmo usando máscara o comércio fecha, então é porque a máscara não é eficaz. E se ela realmente não surte efeito nenhum, por que nós temos que usá-la? Esse é meu questionamento"


style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">Viviane Sturza, autônoma - a favor

"Tem gente que não leva a sério, então para respeitarem mais, vai ser bom que cobrem multa. Tinha que ser uma responsabilidade individual. Eu, por exemplo, carrego sempre duas máscaras comigo, para garantir que nunca me falte o acessório" 

data-filename="retriever" style="background-color: transparent; width: 25%; float: right;">

Romário Sauter, pedreiro - a favor
"A gente acompanha as notícias mundiais e todo mundo sabe que o uso da máscara é essencial para prevenir a doença. As pessoas precisam entender que isso não é uma punição, mas sim, respeito ao próximo. Não usar máscara é a mesma coisa que fumar perto de quem não fuma. Se a pessoa não quer se proteger, pelo menos tem que se obrigar a proteger o próximo"


style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">

Samanta Carvalho de Oliveira, recepcionista - a favor
"Eu acho que vai ser muito bom que se cobre multa de quem não estiver fazendo uso da máscara. Já que não estão respeitando pela saúde, então que respeitem pelo dinheiro. Quando dói no bolso, faz toda diferença. Tenho saído muito pouco, mas quando saio, estou sempre de máscara e troco ela no tempo certo. É uma responsabilidade de cada um"

data-filename="retriever" style="background-color: transparent; width: 25%; float: right;">Jones Angnis, auxiliar de via - a favor 

"Essa medida vai nos dar mais segurança. Doendo no bolso, o pessoal vai respeitar mais. Se todo mundo se cuidar da mesma maneira, tem como prevenir a doença"


style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">Renata Watannabe, consultora de vendas - a favor 

"Eu concordo e acho que vai ser muito bom para ajudar as pessoas a se conscientizarem que a doença ainda está em ascensão e os índices só aumentam"

data-filename="retriever" style="background-color: transparent; width: 25%; float: right;">Rosane Gularte, dona de casa - a favor 

"Muita gente sai da cidade, depois volta e fica circulando sem máscara. Pessoas que se portam assim acham que esse vírus é brincadeira. Mas eu sei que não é, porque meu esposo pegou a doença e foi bem complicado até se curar. Os sintomas são graves e não dá pra brincar!"

Nilson Pinheiro, militar - contra

"Sou contra. Porque está tirando o direito do cidadão. Está virando um comunismo isso. Acho que devemos usar máscara sim, mas não cobrar multa de quem não quer usar"

style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">

data-filename="retriever" style="background-color: transparent; width: 25%; float: right;">Emerson Tauchen, cozinheiro - a favor 

"É uma maneira do pessoal se conscientizar. Todo mundo sabe que o vírus tá aí. Nem todos dão bola, mas tem que existir uma consciência coletiva. Não adianta fechar loja e fazer isolamento, mas sair por aí sem máscara. Eu nasci aqui, mas moro em Florianópolis. A situação lá está bem complicada. Tem multa para quem não usa máscara na rua e até dentro dos veículos. Acho que aqui a medida chegou tarde, poderiam tem decidido isso bem antes para frear o avanço da doença"

Joseilda Gonçalves, vendedora - a favor

"Concordo sim. Para segurança de todos é essencial o uso. Nunca saio sem máscara, mas a gente vê muita gente andando por aí sem usá-la. Acabei de passar por uma pessoa que estava sem" data-filename="retriever" style="background-color: transparent; width: 25%; float: right;">


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confecção de Santa Maria começa a produzir máscaras com tecido que mata vírus e bactérias

Brasil registra 614 mortes e mais 23.284 casos em 24h Próximo

Brasil registra 614 mortes e mais 23.284 casos em 24h

Saúde