pandemia

Novo lote de medicamentos do kit intubação é entregue a hospitais

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Felipe Dalla Valle (Palácio Piratini)

Foi entregue, na manhã deste sábado, mais uma remessa de medicamentos do chamado "kit intubação" a hospitais do Rio Grande do Sul. No total, 51 hospitais gaúchos foram beneficiados com 20,1 mil frascos de atracúrio, 3,5 mil ampolas de cisatracúrio e 37,88 mil frascos de midazolam. Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde e auxiliarão os hospitais com níveis críticos de sedativos.

Na região, foram beneficiados o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, de Rosário do Sul, e a Associação Das Damas De Caridade, do Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta. Os critérios de distribuição aos hospitais e serviços de saúde foram definidos pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Secretaria da Saúde e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS).

- Como a quantidade recebida ainda não corresponde ao total do que solicitamos ao governo federal, decidimos que esse lote será distribuído a hospitais que têm leitos de UTI e compõem o sistema de regulação estadual. Escolhemos critérios técnicos baseados no relatório semanal que os próprios hospitais nos passam, declarando a situação dos estoques desses medicamentos - disse Lisiane Fagundes, diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada.

1,2 mil profissionais liberais foram vacinados neste sábado em Santa Maria

Para Rosário do Sul, foram enviados 100 frascos de atracúrio e 1.150 frascos de midazolam. Já Cruz Alta recebeu 475 frascos de atracúrio e 660 frascos de midazolam. 

Assim que chegaram ao Estado, os medicamentos foram armazenados no 3° Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, onde são preparados para o transporte e entrega imediata aos hospitais, responsabilidade do 3° Grupamento Logístico.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES realiza um levantamento semanal com os hospitais gaúchos do estoque dos 22 medicamentos para a intubação em UTIs. A ação visa acompanhar a quantidade de cada um na rede hospitalar pública, que já sofreu com escassez em julho do ano passado, também em decorrência da pandemia de Covid-19. Na época, foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado ultrapassa a marca de 18 mil mortes por coronavírus Anterior

Estado ultrapassa a marca de 18 mil mortes por coronavírus

Próximo

Apenas 54,8% faz o uso adequado da máscara em Santa Maria

Saúde