coronavírus

Idosos com doenças associadas são as principais vítimas da Covid-19 na região

18.389

Na quinta-feira, o Brasil atingiu a marca de mais de 61,8 mil mortos pelo novo coronavírus, desde que a pandemia teve início no país. No Rio Grande do Sul, 663 pessoas já perderam a vida para a Covid-19, sendo 46 na Região Central. A maioria (80,43%), foram pessoas com a faixa etária acima dos 60 anos. Os homens foram os mais atingidos e representam 52,17% dos óbitos.

59,5% dos leitos de UTI da região de Santa Maria estão ocupados

O levantamento foi feito com base nos números divulgados pelas prefeituras dos municípios, e podem apresentar alguma diferença para os dados informados no boletim epidemiológico do governo do Estado. 

Pesquisa da UFPel mostra que número de contaminados é até sete vezes maior

De modo geral, do total de pacientes que vieram a óbito na região, apenas três não apresentavam nenhuma comorbidade ou fator de risco, e pelo menos 31 pessoas - 67,39% das vítimas - tinham alguma doença cardiovascular (como hipertensão e histórico de AVC, por exemplo) pré-existente. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Em Santa Maria, foram registrados 17 óbitos até o momento. Desses, 13 tinham mais de 60 (76,47%) e nove eram homens (52,94%). Desse total, 41,17% tinham doenças cardiovasculares, 35,29% tinham diabetes e 23,52 tinham câncer - as três condições foram as que mais prevaleceram entre as comorbidades das mortes por Covid-19 na cidade. 

- Estamos descobrindo ultimamente, olhando as novas publicações e estudos, que o coronavírus não é apenas um vírus respiratório, diferente da Influenza, que compromete o sistema respiratório e pulmonar. O coronavírus se dissemina e ataca outros órgãos. Por isso, quem tem doença cardíaca ou que tem pré-disposição a doenças inflamatórias ou vasculares, tem também agravado o seu estado de saúde e tem mais probabilidade de ir a óbito - explica o médico epidemiologista Marcos Lobato, que também é coordenador do Centro de Referência Municipal da Covid-19. 

MORTES POR CORONAVÍRUS NA REGIÃO

  • Santa Maria - 17 
  • São Gabriel - 9
  • Cruz Alta - 4
  • Jaguari - 4
  • Caçapava do Sul - 2
  • São Francisco de Assis - 1
  • São Vicente do Sul - 1
  • Itacurubi - 3
  • São Sepé - 2
  • Tupanciretã - 1
  • Restinga Sêca - 1
  • Itaara - 1

Conforme o especialista, há alguns relatos de pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e que estão relacionados ao novo coronavírus. 

- Ele desencadeia um processo inflamatório em algumas pessoas, mas a gente não sabe porque essas pessoas têm isso e outras não têm. Por alguma razão o vírus gera um processo inflamatório generalizado, que pode levar ao infarto e AVC. É tudo novo para a gente. Nós temos um pouco mais de seis meses do aparecimento dessa doença, os estudos estão em andamento. Por apresentarem o organismo mais frágil, os idosos são considerados com maior risco de morte: quanto mais velho, maior o risco, segundo apontam os estudos - comenta o médico. 

Em alguns casos, os pacientes adquiriram a infecção durante o período de internação hospitalar. Nessas situações, é comum que o quadro de saúde seja agravado em função de determinadas comorbidades.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Eu não acredito ainda, não caiu a ficha', diz jovem que perdeu o pai e a mãe para a Covid-19

Santa Maria registra três novos casos de coronavírus em 24h Próximo

Santa Maria registra três novos casos de coronavírus em 24h

Saúde