coronavírus

Husm e Casa de Saúde adotam novas medidas para limitar circulação de pessoas

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Renan Mattos (Diário)/

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) decidiu adotar novas medidas preventivas para limitar a circulação de pessoas no local para evitar e retardar a proliferação de casos do novo coronavírus. O hospital já havia suspendido as visitas a pacientes e reduzido as consultas ambulatoriais para evitar aglomerações. Agora, novas restrições foram tomadas para orientar o fluxo de pacientes, acompanhantes e o acesso de funcionários. 

Hospitais públicos e particulares da cidade vão atuar em rede contra a pandemia

As cirurgias eletivas foram suspensas. As consultas ambulatoriais serão restritas neste período: a consulta está mantida para o paciente que recebeu telefonema do hospital e as demais estão suspensas. Para os pacientes com consulta ambulatorial marcada, será permitido acompanhante apenas se o paciente for idoso, criança ou quando se encontrar debilitado (dificuldade de locomoção). 

No mesmo sentido, a Casa de Saúde de Santa Maria, que já havia suspendido visitas, publicou comunicado na manhã desta quinta-feira, avisando que todas as cirurgias eletivas. Também estão suspensos os atendimentos do ambulatório de especialidades.  

No combate à pandemia, governo do Estado garante leitos de UTI para Santa Maria

No Husm, além disso, o paciente deve entrar no hospital somente no horário da consulta, não sendo permitida a permanência na recepção ou salas de espera. Para os pacientes internados, será permitido apenas um acompanhante por turno, que deve permanecer junto ao paciente, sem circular pelo hospital. Todos os acompanhantes passarão por triagem na portaria principal do Husm.

Santa Maria tem sete casos suspeitos descartados de coronavírus

Os acompanhantes não devem levar alimentos de fora para serem consumidos dentro do hospital, que fornece refeições. O acesso de servidores, funcionários, residentes e acadêmicos será pela portaria do relógio-ponto.

TELEFONES ÚTEIS

Antes, a recomendação das autoridades em saúde a pessoas com sintomas, histórico de viagem e contato próximo com casos suspeitos ou confirmados era para procurar por atendimento presencial o mais rápido possível, em emergências e pronto-atendimentos da rede pública e privada. Agora, a nova orientação é de que as pessoas tirem as dúvidas por telefone antes de procurar o serviço de saúde: 

Para quem tem sintomas em Santa Maria 

Disque Covid, da UFSM

  • Telefone - (55) 3220-8500
  • Funcionamento - Das 7h às 19h, voltado à comunidade interna e externa. Todas as orientações serão repassadas por uma equipe de estudantes, colaboradores e profissionais de saúde treinados no Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Alô, Doutor, da Unimed Santa Maria

  • Telefones - (55) 3220-0535 ou 0800516600 
  • Funcionamento - É voltado, prioritariamente, para clientes Unimed. As linhas telefônicas funcionarão 24 horas e, do outro lado da linha, um médico especialista será responsável pelos atendimentos 

Esquadrão de Saúde, da Ala 4

  • Telefone - (55) 99905-2949
  • Funcionamento - Serviço contará com orientações de médicos e profissionais que atendem no Esquadrão de Saúde da Ala 4, antiga Base Aérea, 24 horas. Canal é voltado apenas para o efetivo e dependentes 

Para tirar dúvidas

Disque Vigilância, da Secretaria  Estadual da Saúde (SES) 

  • Telefone -150
  • E-mail - disquevigilancia@saude. rs.gov.br 
  • Funcionamento - De segunda a sextafeira, das 8h30min às 22h. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h 

Disque Saúde, do SUS

  • Telefone -136
  • Funcionamento - De segunda a sexta, 8h às 20h. Sábado, das 8h às 18h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Diário adota medidas de segurança na circulação do jornal

Próximo

Médicos infectologistas divergem sobre fechamento de bares e restaurantes

Saúde