saúde

Hospital Regional abrirá mais 10 leitos de UTI

18.297

ATUALIZADA: matéria atualizada às 14h17min em 3 de dezembro de 2020

O Hospital Regional de Santa Maria abrirá mais 10 leitos de UTI para atender pacientes com coronavírus. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pela secretária estadual de Saúde Arita Bergmann e pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). 

Husm suspende cirurgias eletivas e consultas ambulatoriais

Atualmente, o hospital conta com 20 leitos de UTI e 40 leitos clínicos, todos voltados para atendimento de pacientes com a confirmação ou a suspeita de Covid-19. Desde o dia 25 de novembro, a ocupação das 20 UTIs oscila entre os 90 e 100%.

Segundo Arita, todo o Estado passa por um momento preocupante. Nesta quinta, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a taxa de ocupação em todo o RS das UTIs é de 80,9%.

- Nós não tivemos esse número em nenhum momento, nem no pior cenário que foi entre o final de julho e início de agosto - ressaltou a secretária. 

Nesse sentido, as 10 novas UTIs devem ajudar a desafogar o Regional. Entretanto, ainda não se tem uma data exata para a inauguração dos leitos, porque ainda se organiza os recursos físicos e humanos. Arita garantiu que já se tem a estrutura pronta, com respiradores, monitores e camas compradas pelo governo, mas ainda é preciso adquirir bombas de infusão e contratar equipe, que fica a cargo da Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC), responsável pela gestão do hospital. 

- Queremos abrir o mais breve possível, mas depende de toda essa estruturação, mas deve ser nos próximos dias, até porque nós temos necessidade - afirmou Arita. 

PREOCUPAÇÃO
O prefeito Jorge Pozzobom afirma que as novas UTIs darão um fôlego no atendimento aos pacientes Covid-19, mas só isso não será necessário para conter o vírus. As fiscalizações pela Guarda Municipal e Brigada Militar devem ser reforçadas para evitar aglomerações e uma nova campanha de conscientização pela prefeitura deve ser lançada.

- Os novos leitos vão nos dar um resguardo, mas não sei se somente isso é suficiente para sairmos da bandeira vermelha - comenta Pozzobom. 

HUSM
A secretária afirmou ainda que cinco leitos de UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que haviam sido desabilitados, devem ser habilitados novamente pelo Ministério da Saúde. Entretanto, de acordo com a gerente de Atenção à Saúde do Husm, Soeli Guerra, essa solicitação é burocrática e, na prática, não vai alterar em nada o número de leitos disponíveis. 

Hoje, o Husm possui 29 leitos de UTI - 15 deles para atendimento de pacientes com Covid-19. Ainda não se tem uma previsão de ampliação do atendimento. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Husm suspende cirurgias eletivas e consultas ambulatoriais Anterior

Husm suspende cirurgias eletivas e consultas ambulatoriais

Santa Maria chega a 113 óbitos relacionados à Covid-19 Próximo

Santa Maria chega a 113 óbitos relacionados à Covid-19

Saúde