pandemia

Em apenas um dia, prefeitura de Santa Maria divulga seis mortes e 431 casos de coronavírus

18.355

Santa Maria teve seis mortes e mais 431 casos de coronavírus contabilizados na noite da última segunda-feira. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado diariamente pela prefeitura. Com isso, a cidade chegou a 276 mortes relacionada ao vírus e se aproxima dos 20 mil casos confirmados de contaminação. As mortes ocorreram entre os dias 5 e 7 de março.

SEIS VÍTIMAS

As três mortes mais recentes aconteceram no último domingo. Duas delas foram no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Uma das vítimas é uma mulher, de 59 anos, com registro de fibromialgia. Ela foi internada no hospital no dia 7 de fevereiro, já com diagnóstico positivo para a Covid-19. No dia 13, ela foi transferida para a UTI, onde permaneceu até a morte. Já um homem, de 73 anos, foi internado no dia 5 de janeiro e teve o diagnóstico positivo no mesmo dia. Ele foi transferido para a UTI em 25 de janeiro e, antes do óbito, chegou a ir para leito clínico duas vezes. Ele tinha registro de doença cardiovascular crônica.

Apenas 51% da população usa máscara corretamente em Santa Maria

A terceira morte do domingo aconteceu no Hospital Regional. Trata-se de uma mulher, de 87 anos, com registro de diabetes. Ela deu entrada na unidade no dia 1º de março, já com diagnóstico positivo.

Outras duas mortes aconteceram no último sábado, no Hospital Regional. Um homem, de 63 anos, internado em 27 de fevereiro e transferido para a UTI no dia 1º de março, é um deles. Ele tinha registro de doença cardiovascular crônica, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica e obesidade. O outro é um homem, de 48 anos, com registro de doença cardiovascular crônica e diabetes. Ele deu entrada no hospital em 31 de janeiro, com diagnóstico positivo para a Covid-19 no dia seguinte. No mesmo dia, ele foi transferido para a UTI.

Com mais de mil casos, última semana de fevereiro tem recorde de contaminados em SM

A sexta vítima confirmada na segunda-feira morreu na última sexta-feira no Hospital de Caridade. Trata-se de um homem, de 70 anos, com registro de doença cardiovascular crônica. Ele foi internado no dia 2 com teste positivo para a Covid-19. Dois dias depois, ele foi para a UTI. No dia seguinte, o idoso não resistiu.

RECORDE DE CASOS

Santa Maria enfrente uma rápida crescente no número de contaminações pelo vírus. A última semana de fevereiro registrou mais de mil casos pela primeira vez em sete dias desde o começo da pandemia. O número de novos casos registrados na segunda-feira - 431 - foi o quarto maior desde março de 2020. É importante frisar que neste levantamento é levado em conta a data de registro pela prefeitura, e não a data em que o diagnóstico foi confirmado - existe um atraso na notificação de casos pelo poder público. O recorde é do dia 8 de janeiro, com 889 casos, seguido de 29 de dezembro, com 556, e 11 de dezembro, com 434.

Leia mais sobre saúde

Com os novos números, Santa Maria chegou a 19.955 casos confirmados de coronavírus. Destes, 16.106 estão curados. O número de casos ativos estimado pela prefeitura é de 1.262. Ao se fazer o cálculo de casos confirmados menos curados e óbitos, o número é de 3.573.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Há pelo menos 11 dias, Santa Maria tem a ocupação de leitos de UTI acima de 90%. Na manhã desta terça-feira, o índice era de 94,7%, com apenas dois leitos SUS disponíveis.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Teste para coronavírus também pode ser feito em Camobi Anterior

Teste para coronavírus também pode ser feito em Camobi

Próximo

Ala emergencial da Casa de Saúde recebe pacientes com Covid-19

Saúde