Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo promoverá atividades alusivas ao Agosto Dourado na sexta

Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo promoverá atividades alusivas ao Agosto Dourado na sexta

Foto: Divulgação/CHAA

​Durante o mês de agosto, o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (CHAA) abraça a campanha Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada representa o “padrão ouro” de qualidade do leite materno, essencial para o desenvolvimento saudável do bebê e para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Como parte da programação do Agosto Dourado, o CHAA promoverá na sexta-feira (22) uma série de atividades, contando com uma mesa-redonda com a equipe de enfermagem da maternidade e nutrição, com o tema “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis” e uma palestra com o tema “Amamentar é um ato de amor: desmistificando o uso de fórmula”, ministrada pela pediatra Luisa Pinheiro.

Relevância

A amamentação exclusiva até os seis meses de idade é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde como a forma mais eficaz de garantir proteção imunológica, nutrição adequada e prevenção de doenças na infância. É salientado que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, os bebês sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade. Além dos benefícios para o bebê, o aleitamento também reduz riscos de câncer de mama e ovário, promove o retorno mais rápido ao peso pré-gestacional e contribui para a saúde emocional da mulher.

O aleitamento materno é um ato de amor que promove saúde, nutrição e proteção para o bebê, sendo recomendado de forma exclusiva até os seis meses e complementada até dois anos ou mais. Reconhecendo sua importância, a maternidade do CHAA exerce papel essencial no incentivo à amamentação, oferecendo apoio, informação e acolhimento às mães. O engajamento da instituição e da equipe é decisivo para fortalecer uma cultura de cuidado, garantindo que cada mulher tenha o suporte necessário para amamentar com segurança, confiança e tranquilidade. Promover o aleitamento é investir no futuro de toda uma geração – reforça a enfermeira responsável pelo setor da maternidade do CHAA, Isabel Mater.

 A estrutura do hospital conta com uma equipe médica, de enfermagem e de apoio que trabalha em conjunto para garantir uma experiência positiva durante o período de gravidez, parto e pós-parto. O CHAA também atua junto a gestantes de alto risco, fornecendo assistência multiprofissional e garantindo um ambiente seguro tanto para a mãe quanto para o recém-nascido.
O CHAA convida a comunidade a se engajar nas ações de conscientização e a disseminar informações corretas sobre os benefícios do leite materno.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretaria Estadual da Saúde certificará 415 municípios que atingiram metas de vacinação em 2024 Anterior

Secretaria Estadual da Saúde certificará 415 municípios que atingiram metas de vacinação em 2024

Secretaria Estadual da Saúde alerta sobre risco de casos de sarampo durante volta às aulas Próximo

Secretaria Estadual da Saúde alerta sobre risco de casos de sarampo durante volta às aulas

Saúde