Foto: Divulgação/CHAA
Durante o mês de agosto, o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (CHAA) abraça a campanha Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada representa o “padrão ouro” de qualidade do leite materno, essencial para o desenvolvimento saudável do bebê e para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Como parte da programação do Agosto Dourado, o CHAA promoverá na sexta-feira (22) uma série de atividades, contando com uma mesa-redonda com a equipe de enfermagem da maternidade e nutrição, com o tema “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis” e uma palestra com o tema “Amamentar é um ato de amor: desmistificando o uso de fórmula”, ministrada pela pediatra Luisa Pinheiro.
Relevância
A amamentação exclusiva até os seis meses de idade é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde como a forma mais eficaz de garantir proteção imunológica, nutrição adequada e prevenção de doenças na infância. É salientado que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, os bebês sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade. Além dos benefícios para o bebê, o aleitamento também reduz riscos de câncer de mama e ovário, promove o retorno mais rápido ao peso pré-gestacional e contribui para a saúde emocional da mulher.
– O aleitamento materno é um ato de amor que promove saúde, nutrição e proteção para o bebê, sendo recomendado de forma exclusiva até os seis meses e complementada até dois anos ou mais. Reconhecendo sua importância, a maternidade do CHAA exerce papel essencial no incentivo à amamentação, oferecendo apoio, informação e acolhimento às mães. O engajamento da instituição e da equipe é decisivo para fortalecer uma cultura de cuidado, garantindo que cada mulher tenha o suporte necessário para amamentar com segurança, confiança e tranquilidade. Promover o aleitamento é investir no futuro de toda uma geração – reforça a enfermeira responsável pelo setor da maternidade do CHAA, Isabel Mater.
A estrutura do hospital conta com uma equipe médica, de enfermagem e de apoio que trabalha em conjunto para garantir uma experiência positiva durante o período de gravidez, parto e pós-parto. O CHAA também atua junto a gestantes de alto risco, fornecendo assistência multiprofissional e garantindo um ambiente seguro tanto para a mãe quanto para o recém-nascido.
O CHAA convida a comunidade a se engajar nas ações de conscientização e a disseminar informações corretas sobre os benefícios do leite materno.