Restinga Sêca

Bactéria que causou a morte de criança de 11 anos não é contagiosa

da Redação

A prefeitura de Restinga Sêca recebeu, na tarde desta quarta-feira, a notícia de que o setor de Epidemiologia da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) identificou a bactéria causadora da meningite registrada no município e que ocasionou a morte de uma criança, uma menina de 11 anos, na última terça-feira.

Confirmada a primeira morte por Gripe A em São Gabriel

De acordo com a secretária de saúde Jocelaine Brauner, trata-se de uma bactéria não contagiosa:

Fenatrigo começa nesta quarta e terá show de Turma do Pagode

- A criança não contraiu a bactéria de ninguém e também não transmitiu para ninguém, o que nos causa um alívio, pois a população já estava em pânico.

Segundo a responsável pela pasta, a criança procurou atendimento no Hospital de Caridade São Francisco, em Restinga Sêca, pela manhã, e logo em seguida foi transferida para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde veio a óbito ainda pela manhã, não ficando internada.

Agora, a prefeitura aguarda o resultado de um outro exame, que irá apontar o tipo de meningite, que tem previsão de ficar pronto em cinco dias. A prefeitura salienta, ainda, que diante da identificação do tipo de bactéria, não há, portanto, indicação de nenhum tratamento medicamentoso ou preventivo, e que não existe surto de meningite em Restinga Sêca. 

O QUE É MENINGITE?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.

Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais na primavera-verão.

SINTOMAS

A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave, por isso no momento em que achar que você ou alguém pode estar com sintomas de meningite deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. Um médico pode determinar se você tem a doença, o tipo de meningite e o melhor tratamento.

Os sintomas da meningite incluem início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal estar , náusea, vômito, fotofobia, status mental alterado (confusão). Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria recebem mantas dos servidores Anterior

Pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria recebem mantas dos servidores

Etapa do Mais Médicos abre 12 vagas na Região Central do Estado Próximo

Etapa do Mais Médicos abre 12 vagas na Região Central do Estado

Saúde