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Atendimentos online e por telefone de suspeitas de coronavírus passam de 2 mil

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação

Os atendimentos de saúde por telefone ou videochamada são as alternativas para que a população não precise sair de casa. O Disque Covid, da UFSM, e o Lauduz já ultrapassam, juntos, o número de 2 mil consultas a pacientes com sintomas de coronavírus. O número, contudo, não quer dizer que todos tenham a doença.

O dado é referente aos seis primeiros dias de  funcionamento do Disque Covid, desde quarta-feira da semana passada até a última segunda-feira, e aos dois primeiros dias do Lauduz, que começou a funcionar no último sábado.

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O Disque Covid já preencheu 762 formulários de atendimento. Ao todo, foram 162 casos suspeitos notificados. Já os dados do Lauduz apontam 629 atendimentos em videochamadas entre sábado e domingo.

ATENDIMENTOS DO DISQUE COVID

  • 18/03 - 549
  • 19/03 - 635
  • 20/03 - 626
  • 21/03 - 575
  • 22/03 - 489
  • 23/03 - 1.239
  • Total - 4.113

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O médico infectologista Fábio Lopes Pedro, que atua no Lauduz, reitera a importância de priorizar o atendimento à distância para que se evite sair de casa e, principalmente, o contato com unidades de saúde, diminuindo chances de infecção.

- 629 pessoas não foram ao pronto-socorro - afirma.

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Para ser atendido, por telefone, pelo Disque Covid, o número é (55) 3220-8500. Para a videochamada do Lauduz, basta acessar o site. O atendimento em vídeo requer acesso à internet e que o aparelho (notebook ou celular) tenha uma câmera.

O Lauduz recebe doações para se manter. As doações podem ser feitas por transferência bancária, que deve ser identificada, com nome e CPF do doador para auditoria. A verba irá ajudar a bancar custos com softwares, entre outros

Unicred

  • Fabio Lopes Pedro 
  • CPF 804961720-34
  • Unicred (136)
  • Agência 2050
  • Conta 23477

Sicredi

  • Fabio Lopes Pedro 
  • CPF 804961720-34
  • Sicredi (748)
  • Agência 0434
  • Conta 78788-0

Nubank

  • Fabio Lopes Pedro 
  • CPF 804961720-34
  • Nubank (260)
  • Agência 0001
  • Conta 59354546-1

Quem tem sintomas de coronavírus (febre, tosse e, principalmente, dificuldade respiratória) em Santa Maria pode procurar atendimento à distância em mais duas plataformas além do Lauduz e Disque Covid.

Alô, Doutor, da Unimed Santa Maria 

  • Telefones - (55) 3220-0535 ou 0800516600 
  • Funcionamento - É voltado, prioritariamente, para clientes Unimed. As linhas telefônicas funcionarão 24 horas e, do outro lado da linha, um médico especialista será responsável pelos atendimentos

Esquadrão de Saúde, da Ala 4

  • Telefone - (55) 99905-2949
  • Funcionamento - Serviço contará com orientações de médicos e profissionais que atendem no Esquadrão de Saúde da Ala 4, antiga Base Aérea, 24 horas. Canal é voltado apenas para o efetivo e dependentes

PARA TIRAR DÚVIDAS
Para quem apenas quer tirar dúvidas sobre a doença, há outros canais. A prefeitura de Santa Maria disponibilizou um telefone de contato, chamado de "Disque Vigilância". O contato pode ser feito pelo 150 ou pelo [email protected], de segunda a sexta, das 8h30min às 22h, e nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h. O atendimento é feito pela Secretaria de Saúde do Estado.

O executivo também disponibilizou um cadastro para pessoas assintomáticas que estiveram em outros países nas últimas semanas. A ideia é poder manter um registro de todos que estiveram potencialmente expostos ao coronavírus. Até o momento, já foram 164 formulários preenchidos.

O Ministério da Saúde disponibilizou um aplicativo que busca levar mais informações e conscientização para a população a respeito do coronavírus. O app pode ser baixado na Play Store, para telefones Android, ou na App Store, para telefones com sistema iOS. Chamado de Coronavírus - SUS, o aplicativo traz um questionário que define se a pessoa pode ser considerada como caso suspeito, um mapa com as unidades de saúde próximas do usuário, além de informações sobre o vírus. O app é gratuito.

*Colaborou Leonardo Catto

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