data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação
Os atendimentos de saúde por telefone ou videochamada são as alternativas para que a população não precise sair de casa. O Disque Covid, da UFSM, e o Lauduz já ultrapassam, juntos, o número de 2 mil consultas a pacientes com sintomas de coronavírus. O número, contudo, não quer dizer que todos tenham a doença.
O dado é referente aos seis primeiros dias de funcionamento do Disque Covid, desde quarta-feira da semana passada até a última segunda-feira, e aos dois primeiros dias do Lauduz, que começou a funcionar no último sábado.
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O Disque Covid já preencheu 762 formulários de atendimento. Ao todo, foram 162 casos suspeitos notificados. Já os dados do Lauduz apontam 629 atendimentos em videochamadas entre sábado e domingo.
ATENDIMENTOS DO DISQUE COVID
- 18/03 - 549
- 19/03 - 635
- 20/03 - 626
- 21/03 - 575
- 22/03 - 489
- 23/03 - 1.239
- Total - 4.113
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O médico infectologista Fábio Lopes Pedro, que atua no Lauduz, reitera a importância de priorizar o atendimento à distância para que se evite sair de casa e, principalmente, o contato com unidades de saúde, diminuindo chances de infecção.
- 629 pessoas não foram ao pronto-socorro - afirma.
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Para ser atendido, por telefone, pelo Disque Covid, o número é (55) 3220-8500. Para a videochamada do Lauduz, basta acessar o site. O atendimento em vídeo requer acesso à internet e que o aparelho (notebook ou celular) tenha uma câmera.
O Lauduz recebe doações para se manter. As doações podem ser feitas por transferência bancária, que deve ser identificada, com nome e CPF do doador para auditoria. A verba irá ajudar a bancar custos com softwares, entre outros
Unicred
- Fabio Lopes Pedro
- CPF 804961720-34
- Unicred (136)
- Agência 2050
- Conta 23477
Sicredi
- Fabio Lopes Pedro
- CPF 804961720-34
- Sicredi (748)
- Agência 0434
- Conta 78788-0
Nubank
- Fabio Lopes Pedro
- CPF 804961720-34
- Nubank (260)
- Agência 0001
- Conta 59354546-1
Quem tem sintomas de coronavírus (febre, tosse e, principalmente, dificuldade respiratória) em Santa Maria pode procurar atendimento à distância em mais duas plataformas além do Lauduz e Disque Covid.
Alô, Doutor, da Unimed Santa Maria
- Telefones - (55) 3220-0535 ou 0800516600
- Funcionamento - É voltado, prioritariamente, para clientes Unimed. As linhas telefônicas funcionarão 24 horas e, do outro lado da linha, um médico especialista será responsável pelos atendimentos
Esquadrão de Saúde, da Ala 4
- Telefone - (55) 99905-2949
- Funcionamento - Serviço contará com orientações de médicos e profissionais que atendem no Esquadrão de Saúde da Ala 4, antiga Base Aérea, 24 horas. Canal é voltado apenas para o efetivo e dependentes
PARA TIRAR DÚVIDAS
Para quem apenas quer tirar dúvidas sobre a doença, há outros canais. A prefeitura de Santa Maria disponibilizou um telefone de contato, chamado de "Disque Vigilância". O contato pode ser feito pelo 150 ou pelo [email protected], de segunda a sexta, das 8h30min às 22h, e nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h. O atendimento é feito pela Secretaria de Saúde do Estado.
O executivo também disponibilizou um cadastro para pessoas assintomáticas que estiveram em outros países nas últimas semanas. A ideia é poder manter um registro de todos que estiveram potencialmente expostos ao coronavírus. Até o momento, já foram 164 formulários preenchidos.
O Ministério da Saúde disponibilizou um aplicativo que busca levar mais informações e conscientização para a população a respeito do coronavírus. O app pode ser baixado na Play Store, para telefones Android, ou na App Store, para telefones com sistema iOS. Chamado de Coronavírus - SUS, o aplicativo traz um questionário que define se a pessoa pode ser considerada como caso suspeito, um mapa com as unidades de saúde próximas do usuário, além de informações sobre o vírus. O app é gratuito.
*Colaborou Leonardo Catto