em ação

Após três anos fechada, Unidade de Saúde da Cohab Santa Marta recebe reparos

Dandara Flores Aranguiz


Foto: Charles Guerra (Diário)
Melhorias na UBS Floriano Rocha, na região oeste de Santa Maria, começaram há cerca de um mês. Na última segunda-feira, funcionários da empresa responsável pela obra trabalhavam no prédio

Depois de assinado o termo de colaboração entre a prefeitura e a Universidade Franciscana (UFN), em 8 de junho, para viabilizar as instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano Rocha, na Cohab Santa Marta, no Bairro Juscelino Jubitschek, região oeste da cidade, o processo de reabertura da unidade parece ter avançado. Há exatos 30 dias, a obra de reforma do prédio, localizado na Rua Benjamin Ávila, teve início.

Vacinação contra pólio e sarampo começa em 6 de agosto

O valor total para as melhorias estruturais é de R$ 964.940,30, e, conforme o cronograma, o prazo para execução da obra é de sete meses, podendo ser estendido para até 12 meses. De acordo com a assessoria de comunicação da UFN, a obra está em fase de organização dos espaços, limpeza dos ambientes e construção dos muros para dar segurança ao posto. A empresa responsável pelas modificações na estrutura física é a BK Construções. Na tarde de segunda-feira, quando a reportagem foi até lá, uma equipe de funcionários trabalhava no local.

Com o posto fechado há pouco mais de três anos, os serviços de saúde são feitos, desde 2015, no ginásio cedido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria (Apae), de forma improvisada, com salas de vacina, esterilização, enfermagem, nutrição e de consulta.

Segundo a prefeitura, assim que a obra terminar, será feita a limpeza do ambiente e a colocação de mobiliário, material e equipamentos. Após, será agendada a abertura.


Foto: Charles Guerra (Diário)

- Agora, vamos ter um novo ambiente e, a partir desse novo modelo, queremos buscar novas parcerias. Tenho esperança de que antes do prazo estabelecido a obra já esteja concluída. Quero que esse modelo seja um grande exemplo de qualidade de atendimento para, a partir daí, propormos novos termos de cooperação, que permitam dar mais qualidade no atendimento à população - comentou o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.

OUTROS LOCAIS
O Pronto-Atendimento (PA) Flávio Miguel Schneider, no Bairro Patronato, e a UBS Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, também estão passando por obras. No PA do Patronato, a reforma já chegou na fase final e, agora, segundo a prefeitura, a equipe do local trabalha apenas em ajustes finais, como a instalação de condicionadores de ar e outros equipamentos nas salas de atendimento e serviço.  

Aproximadamente 50 salas do PA passaram por reforma. Os atendimentos já estão sendo feitos normalmente nos consultórios reformados.

Na UBS Ruben Noal, a obra começou no dia 14 de junho, pela parte externa, onde serão construídos seis novos consultórios, área de almoxarifado, banheiro, sala de reunião e ampliação do espaço da Farmácia Distrital. Além disso, a parte interna da unidade também passará por reforma e contará com uma sala específica de curativo, que hoje não existe. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Especialistas dão dicas de como se livrar de relacionamentos tóxicos Anterior

Especialistas dão dicas de como se livrar de relacionamentos tóxicos

Técnicos do Ministério da Saúde visitam barragens que fornecem água para Santa Maria Próximo

Técnicos do Ministério da Saúde visitam barragens que fornecem água para Santa Maria

Saúde