Foto: Guilherme Brum/PMSM
Após o anúncio do Ministério da Saúde e a chegada do lote no Rio Grande do Sul, Santa Maria recebeu duas ambulâncias novas - uma de Suporte Avançado (USA) e outra de Suporte Básico (UBS) - do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde na tarde deste domingo (30). Agora, a cidade passa a contar com duas equipes de Suporte Avançado e três de Suporte Básico para atender a comunidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em nota, a pasta informou mais detalhes sobre as duas ambulâncias: "o veículo de Suporte Básico é proveniente da União, por intermédio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, com valor estimado em R$ 289 mil. Destinado à renovação da frota, ele substitui a ambulância que está em uso da Equipe USB 148. Já a ambulância de Suporte Avançado faz parte do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) e tem como objetivo fazer parte da implantação de uma nova Equipe de Suporte Avançado, conforme Termo de Doação nº 656/2024. O veículo é equipado com aspirador portátil, oxímetro portátil, ventilador artificial eletrônico, bombas de Infusão, monitor cardioversor e bomba de infusão de seringa, com valor estimado em R$ 469.898".
– Agora, teremos duas equipes de Suporte Avançado, o que impactará no número de atendimentos de casos graves e no transporte de pacientes do município. Também conseguimos mais uma renovação de frota. Então, Santa Maria está avançando no atendimento de Urgência e Emergência – afirmou o secretário da Saúde, Guilherme Ribas.
Histórico
Desde 20 de maio de 2011, Santa Maria conta com o serviço e uma sede, localizada ao lado do Pronto-Atendimento Municipal, no Bairro Patronato. Já o atendimento na central telefônica local começou a ser realizado em novembro de 2019, exclusivamente entre 7h e 19h. No restante da noite/madrugada, os chamados eram direcionados para a central de Porto Alegre. Em janeiro de 2022, o horário da central de Santa Maria foi ampliado, passando a ser das 7h até 1h.
Desde novembro de 2023, a regulação dos chamados é feita integralmente por uma equipe local. Para isso, foi criada a Central de Regulação Compartilhada (CRC), que se encontra no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Administrado pelo Instituto Masper desde 2016, o Samu local conta com 84 profissionais, entre médicos, enfermeiros, condutores, socorristas, técnicos de enfermagem e médicos reguladores.
Contemplados no RS
O Ministério da Saúde anunciou em 14 de março o envio de 113 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Rio Grande do Sul, sendo 98 veículos para renovação de frota e 15 novas Unidades de Suporte Avançado (USA). O lote chegou em solo gaúcho quatro dias depois do anúncio. Na região, 15 municípios devem receber ambulâncias do Samu para ampliar ou renovar a frota.
Nesta lista, três cidades se destacam: Cruz Alta e Santa Maria, que também receberão Unidades de Suporte Avançado e Nova Palma, que ainda não contava com nenhuma ambulância e deve receber uma Unidade de Suporte Básico.
Além de Santa Maria, veja quais são os outros municípios da região contemplados com veículos para renovação e/ou ampliação de frota:
- Cacapava do Sul
- Cacequi
- Cruz Alta (também receberá uma Unidade de Suporte Avançado)
- Dona Francisca
- Jaguari
- Lavras do Sul
- Nova Palma
- Rosário do Sul
- Santiago
- São Francisco de Assis
- São Gabriel
- São Pedro do Sul
- São Sepé
- Tupanciretã