
Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)
Ao longo de julho, uma série de ações de prevenção e controle das Hepatites Virais deve ocorrer em Santa Maria. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Política Municipal de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O foco da campanha deste ano é explicado pela enfermeira Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, responsável pela Política no município:
– Nesse Julho Amarelo, iremos dialogar com profissionais de salões de beleza, barbearias e estúdios de tatuagem, no intuito de alertar quanto aos riscos do uso de materiais não esterilizados nesses espaços. Também realizaremos uma ação com testagem rápida na Praça Saldanha Marinho, no dia 24 de julho. Nosso objetivo é ampliar o acesso à informação para proteger a saúde da nossa população.
Márcia ressalta que esses estabelecimentos, que utilizam materiais perfurocortantes, devem ser aliados estratégicos na conscientização da população a respeito dos riscos de transmissão das hepatites B e C, especialmente quando os instrumentos não são devidamente esterilizados.
Além dessas ações, locais parceiros receberão cartazes informativos a serem fixados em áreas visíveis, com orientações sobre biossegurança, prevenção e práticas seguras, contribuindo para a educação em saúde e redução de riscos.
Já no dia 24 de julho, o Trailer Testa Santa Maria estará na Praça Saldanha Marinho, das 9h às 14h, disponibilizando à população testes rápidos gratuitos para hepatites B e C e outras ISTs, preservativos, insumos de prevenção e materiais informativos.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria