vacina da Influenza

1ª etapa de vacinação da gripe deve imunizar crianças, gestantes e profissionais da saúde

Janaína Wille

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)

A Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe inicia em 12 de abril, mas o cronograma e a logística de vacinação na rede pública de saúde ainda é rodeada de incertezas em Santa Maria. Isso porque a vacinação contra a Influenza terá que ser organizada em meio à campanha contra a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro grupo a ser imunizado deverá ser de crianças (seis meses a seis anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde (veja abaixo).

Gestantes e crianças não estão entre o público que pode receber as vacinas contra o coronavírus, uma vez que os estudos e testes de eficácia recém iniciaram para esses grupos. Já na campanha de imunização contra a Influenza, essas pessoas estarão entre os primeiros a serem vacinados. Já indígenas e profissionais da saúde estiveram entre os primeiros a recebem a vacina da Covid-19, ainda em janeiro. Por isso, nesta primeira etapa, não deve haver conflito com o público-alvo das duas campanhas.

1ª etapa de vacinação da gripe deve imunizar crianças, gestantes e profissionais da saúde

De acordo com a prefeitura de Santa Maria, ainda não se sabe como será a imunização contra a gripe. Não há datas nem locais definidos por enquanto. "O grupo de trabalho está verificando as possibilidades e recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde para fazer as ações da melhor forma possível para a população" informou o Executivo, por meio de nota.

De acordo com o secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, a organização da campanha de vacinação da gripe depende do quantitativo disponibilizado inicialmente. Ele diz que a prefeitura ainda aguarda orientações estadual e federal.

- Provavelmente, vamos fazer as duas campanhas em dias intercalados e tentar trazer também outras unidades de saúde, que hoje não disponibilizam a vacina da Covid-19, para aplicação de doses de alguma das vacinas - relata Ribas.

Em dois meses, Santa Maria dobra o número de mortes por Covid-19

Conforme o Ministério da Saúde, cada cidade tem liberdade para escolher os dias de vacinação dentro do cronograma estabelecido nacionalmente. 

INTERVALO DE 14 DIAS ENTRE AS VACINAS
As recomendações já divulgadas por órgãos de saúde são de que mesmo quem já tomou a vacina contra a Covid-19 deve se imunizar contra a gripe. O Ministério da Saúde recomenda, no entanto, um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações, independente da ordem de qual vacina por feita primeiro. Trata-se de recomendação dos fabricantes das doses.

No caso da vacina da Covid-19 de Oxford, que tem um intervalo de 12 semanas entre as duas doses, é possível fazer a vacina da Influenza em um período entre essas duas doses (respeitando 14 dias antes e depois). Já na CoronaVac, que tem um intervalo apenas de 28 dias entre as duas aplicações, a recomendação é que a pessoa priorize as duas doses da Covid-19 e, apenas duas semanas depois, procure a vacina da gripe.

O maior problema para se organizar um cronograma e logística é que o grupo prioritário para a vacinação contra a gripe é quase o mesmo da imunização contra a Covid-19: idosos, pessoas com doenças crônicas e profissionais da saúde. Portanto, a orientação é que o público-alvo das campanhas dê prioridade à imunização contra o coronavírus e fique atento para o intervalo entre ambas as vacinas.

3 ETAPAS DE VACINAÇÃO
A campanha nacional de imunização contra a gripe será distribuída em três etapas, de forma escalonada:

  • 1ª etapa - de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde (25,2 milhões de pessoas)
  • 2ª etapa - de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores (32,8 milhões de pessoas)
  • 3ª etapa - de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários, como pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, forças de segurança e pessoas privadas de liberdade (21,7 milhões de pessoas)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vacina da gripe já começou a chegar na rede privada, mas ainda em poucas doses

Próximo

Brasil tem quase 3 mil mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

Saúde