eleição do Legislativo

VÍDEO: em meio a confusão, Drª. Cida é eleita presidente da Câmara

Eduardo Tesch

Fotos: Renan Mattos (Diário) 

Depois de um ano, o governo Jorge Pozzobom (PSDB) retomou o comando da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Por 11 votos a 10, os parlamentares escolheram Cida Brizzola (PP), Drª. Cida, como a presidente do Legislativo para o próximo ano. Ela derrotou o candidato da oposição, Adelar Vargas (MDB), Bolinha.

Com a eleição da progressista, mais uma vez o acordo para a direção da Casa foi rompido, o que gerou confusão. A votação ocorreu por volta das 16h30min de ontem, com as galerias lotadas. A vice-presidência será ocupada por Luci Duartes (PDT), Tia da Moto, que atualmente é a 1ª secretária da Mesa e integra o bloco de oposição.

- A harmonia entre os poderes será a nossa principal maneira de atuar. Harmonia entre o Executivo e o Legislativo sempre. O projeto, em 2019, será uma Santa Maria melhor - afirmou a presidente eleita do Legislativo, Drª Cida.




Antes da votação, o clima era tenso na Câmara. A expectativa recaiu sobre a decisão do vereador Leopoldo Ochulaki (PSB), Alemão do Gás. Ao longo de 2018, o parlamentar votou com o então bloco dos 11, que representa a oposição ao Executivo municipal e, na eleição, era representado por Bolinha. Porém, a posição do vereador começou a ser questionada pelos colegas de bancada, temendo que ele migrasse para a situação - e foi o que aconteceu. Após uma forte articulação política, Alemão do Gás não só votou em Dr. Cida, como também ganhou o cargo de 2º secretário da Mesa Diretora da Casa. Após anunciar o voto, ele foi duramente criticado pelos parlamentares da oposição.

Temer sanciona lei que libera uso do FGTS para socorrer santas casas

No atual mandato, é a segunda vez que Alemão do Gás troca de lado: antes votando com a situação, no final de 2017, ele ajudou a eleger Alexandre Vargas (PRB) como presidente, consolidando o bloco dos 11. Agora, a partir de 2019, deverá voltar a votar junto com a bancada que representa o governo municipal.

- Tenho o dever de estar ouvindo constantemente as pessoas, consequentemente, repensando e reformulando conceitos, ideias e posicionamentos sobre as mais diversas situações - justificou o vereador.

O líder da oposição, Valdir Oliveira (PT), afirma que Alemão do Gás "traiu" o grupo que ajudou a formar.

- É algo que nos decepciona muito, porque ele sempre esteve no nosso grupo, foi tudo compartilhado. Há poucos dias, inclusive, ele participou de uma reunião na casa do vereador Bolinha e deu a sua palavra que votaria nele. Não sei qual foi o negócio que ele fez com o Executivo, mas ele acabou traindo o grupo - protestou.

CONFIRA A CONFUSÃO QUE SE FORMOU NO PLENÁRIO COM A DECISÃO DE ALEMÃO DO GÁS EM VOTAR COM A SITUAÇÃO 


DESPEDIDA
Antes da votação, o agora ex-presidente da Casa, Alexandre Vargas (PSB), fez um discurso, enfatizando as principais ações frente ao Legislativo santa-mariense durante o ano. A aprovação do Plano Diretor, no mês de julho, a implementação da TV Câmara em sinal aberto e a economia realizada durante o ano pela Casa, mais de R$ 4 milhões, foram, segundo Alexandre, pontos relevantes de seu mandato. Após deixar o cargo de presidente, ele assumiu como 1º Secretário da Mesa Diretora, já que a Mesa precisa ser pluripartidária, com a participação da chapada derrotada na eleição.

Com a derrota, a oposição não deu acordo para a sessão extraordinária de hoje, antes do recesso, uma vez que precisava da concordância de todas as bancadas. A sessão seria para votar o projeto de lei do Executivo que permitiria que donos de imóveis irregulares construídos até 31 de dezembro de 2017 pudessem se regularizar junto à prefeitura. Somente em impostos, Executivo esperava arrecadar cerca de R$ 20 milhões com a aprovação do projeto. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Temer sanciona aumento de multa para quem desiste de imóvel na planta Anterior

Temer sanciona aumento de multa para quem desiste de imóvel na planta

Temer sanciona lei que libera uso do FGTS para socorrer santas casas Próximo

Temer sanciona lei que libera uso do FGTS para socorrer santas casas

Política