santa maria

Vereadores voltam do recesso e votam hoje o projeto dos puxadinhos

Ian Tâmbara

Foto: Renan Mattos (Diário)

A Câmara de Vereadores de Santa Maria retoma as sessões hoje, a partir das 15h, após o fim do recesso. Com a volta da rotina normal da Casa, projetos polêmicos e que mudam a rotina da cidade serão discutidos.

Entre eles, está a proposta da prefeitura que visa à regularização de imóveis em situação irregular. Conhecida como projeto dos puxadinhos, a proposta chegou a tramitar no Legislativo, mas foi devolvida ao Executivo para ajustes e, no final do ano, a oposição não deu acordo para a votação em sessão extraordinária. Hoje, será o primeiro projeto a ser analisado.

O texto do projeto oportuniza que os proprietários de imóveis que ainda precisam de regularização, construídos até 31 de dezembro de 2017, possam normalizar a situação.

A primeira discussão do projeto está marcada, na ordem do dia, para a sessão. Já a votação final deverá ocorrer na próxima sessão. Segundo a presidente da Câmara, vereadora Cida Brizola (PP), Drª Cida, a expectativa é de realizar as discussões e a votação até a próxima terça-feira.

Além da análise do projeto dos puxadinhos, constam no boletim Legislativo de hoje correspondências e proposições apresentadas pelos parlamentares, a maioria pedindo providências. Também hoje serão definidos os integrantes das comissões permanentes da Casa para este ano.

Ao longo do ano, o Executivo deve enviar à Câmara outros projetos importantes, como a planta de valores do IPTU, que atualiza o valor dos imóveis na cidade, o que poderá impactar no valor pago pelos moradores. A proposta está passando por ajustes finais para ser encaminhada ao Legislativo.

Reforma da Previdência só prejudica os mais pobres, diz Força Sindical

MAIORIA DO GOVERNO
Com a virada, na última eleição para a presidência da Mesa Diretora da Câmara, agora o governo Jorge Pozzobom (PSDB) tem a maioria dos vereadores a seu favor. São 11 parlamentares da situação e 10, da oposição. Logo, o projeto teria número suficiente de votos para aprovação no plenário. A presidente da Casa afirmou que não houve conversas sobre a proposta com a oposição nos bastidores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo Pozzobom já escolheu novo líder Anterior

Governo Pozzobom já escolheu novo líder

Mais de 2,6 milhões de eleitores podem ter o título cancelado caso não regularizem situação Próximo

Mais de 2,6 milhões de eleitores podem ter o título cancelado caso não regularizem situação

Política