coluna jaqueline silveira

Procurador que atuou em Santa Maria está em meio a polêmica indireta

18.308

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)

Procurador federal que atuou em Santa Maria e principalmente na Operação Rodin, Ivan Cláudio Marx acabou no meio de uma polêmica com a qual ele não tem nada a ver. O Conselho Superior do Ministério Público Federal vetou, na terça-feira, o nome do procurador Ailton Benedito, chefe do Ministério Público Federal (MPF) de Goiás, e indicado pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) para integrar a Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

STF suspende transferência da Lula para presídio em São Paulo

A vaga em questão é ocupada por Marx, que também é formado na UFSM. De perfil conservador, Benedito, que chegou a comemorar em rede social os 50 anos do golpe militar neste ano, foi indicado por meio do Ministério da Família e de Direitos Humanos. Por 6 votos e 4, o Conselho do Ministério Público barrou a nomeação sob a alegação de que não cabe ao Executivo escolher o membro do MPF para a comissão.

Câmara rejeita todos destaques e aprova reforma da Previdência

Os conselheiros entenderam, ainda, que o cargo ocupado atualmente por Marx não está vago. Embora a nomeação seja feita pelo presidente, o nome do procurador precisa ter o aval do Conselho Nacional do Ministério Público, o que não ocorreu, inclusive com o veto da procuradoria-geral da República, Raquel Dodge.  

Desde que a comissão contrariou a versão de Bolsonaro sobre a morte do pai do presidente do OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, e apresentou documentos comprovando que Fernando Santa Cruz foi perseguido e morto no período da ditadura, o presidente tem promovido trocas no órgão. Entre os novos integrantes da comissão, estão militares e um deputado do PSL. Um dos substituídos foi o deputado santa-mariense Paulo Pimenta (PT), indicado ainda pela presidente Dilma (PT).  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira como votaram os deputados gaúchos na reforma da Previdência

Câmara rejeita destaques e aprova reforma da Previdência em 2º turno Próximo

Câmara rejeita destaques e aprova reforma da Previdência em 2º turno

Política