O vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, e candidato à sucessão de Paulo Burmann, foi o mais votado na Pesquisa de Opinião junto à comunidade acadêmica da instituição. O resultado foi divulgado na noite de quinta-feira.
Devido à determinação judicial, foi considerada a proporção 70/30 (70% da escolha dos docentes, 15% da escolha dos técnicos-administrativos e 15% da escolha dos estudantes) e o voto foi uninominal. Schuch recebeu 55,41% dos votos. Martha Adaime teve 21,19% e Cristina Nogueira registrou 15,86% dos votos. Brancos totalizaram 3,52% e nulos 4,02%. Os três estão na mesma chapa e representam o mesmo projeto para a sucessão à Reitoria, mas, por decisão judicial, a comunidade precisou escolher individualmente.
Conforme Schuch, os três estão contentes com a democracia interna e a autonomia na universidade e entendem que o processo fortalece a instituição. Agora, eles colocarão seus nomes para a eleição que acontece dentro do Conselho Universitário. Apesar de os conselheiros terem autonomia para votar em outros professores que venham a se candidatar à lista tríplice, Schuch acredita que a Pesquisa de Opinião votada pela comunidade acadêmica seja referendada nesta segunda etapa:
_ Estamos muito felizes, pois apresentamos nossas propostas em uma campanha virtual que, às vezes, acabou por ser difícil. Defendemos a democracia e a autonomia universitária, e apresentamos o mesmo projeto. Fizemos um grande trabalho neste período _ disse Schuch.
RESULTADO POR SEGMENTO
Urna docentes
- Cristina Nogueira: 231
- Luciano Schuch: 848
- Martha Adaime: 315
- Brancos: 52
- Nulos: 62
Urna Técnico-administrativos
- Cristina Nogueira: 138
- Luciano Schuch: 600
- Martha Adaime: 293
- Brancos: 43
- Nulos: 40
Urna estudantes
- Cristina Nogueira: 1289
- Luciano Schuch 1639
- Martha Adaime: 606
- Brancos: 156
- Nulos: 121
SEGUNDA ETAPA
Em um segundo momento, que terá início em 5 julho deste ano, os candidatos que queiram integrar a lista tríplice precisam fazer nova inscrição para a eleição feita pelos Conselhos Superiores (Consu, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Curadores). Os conselheiros poderão utilizar o resultado da pesquisa de opinião para balizar seus votos.
Os três candidatos mais votados integram a lista tríplice para reitor, que é encaminhada ao Governo Federal para nomeação. Cabe o presidente Jair Bolsonaro indicar um dos três nomes, independente da posição que ocupa na lista. Há casos, inclusive no Estado, em que o presidente não nomeou os primeiros lugares da lista tríplice.