A Justiça Eleitoral divulgou uma lista de 197 nomes com as pessoas que tiveram os seus títulos de eleitores cancelados em Silveira Martins. Isso corresponde a 8% do eleitorado do município. O cancelamento aconteceu porque os eleitores não realizaram o recadastramento biométrico, que encerrou dia 4 de dezembro em Silveira Martins. Esse recadastramento é obrigatório e tem sido realizado gradualmente desde o dia 15 de março em todo o Brasil.
As consequências de não estar em dia com a Justiça Eleitoral, além de não poder votar, implica em outros transtornos, como a impossibilidade de confeccionar o CPF, obter empréstimos em determinadas instituições financeiras, participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e ainda impossibilidade de tirar passaporte.
Regularizar a situação
É possível regularizar a situação. Basta que o eleitor faça um novo documento. Para isso, é necessário que esses moradores de Silveira Martins se desloquem até Santa Maria, no Cartório Eleitoral (Avenida Medianeira, 2.053). Para atualizar o cadastro, o eleitor precisa levar um documento de identidade e um comprovante de residência.
Ainda em aberto
Na região, o recadastramento ainda está aberto em Dona Francisca, até o dia 18. Os eleitores de Dona Francisca devem procurar o Cartório Eleitoral em Faxinal do Soturno. Para agilizar o atendimento, o horário de recadastramento pode ser marcado previamente.