data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Proposta pela vereadora Luci Duartes (PDT), Tia da Moto, foi aprovada na sessão da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, uma frente parlamentar em prol da reabertura da tradicional Rua Sete de Setembro, Bairro Perpétuo Socorro. A via está fechada há mais de oito meses e o bloqueio tem causado transtornos, principalmente aos comerciantes, que registram prejuízos pela queda no movimento. O fechamento ocorreu em janeiro deste ano em cumprimento a uma decisão judicial como contrapartida ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pela construção do túnel.
Sentenças da Lava-Jato podem ser anuladas com decisão do STF
Depois do bloqueio, foi formada uma comissão especial para contribuir na busca de uma solução, contudo pouco avançou, segundo Tia da Moto, e "nenhuma alternativa" foi apresentada, motivando o pedido da frente parlamentar, a partir de reivindicações da comunidade que foi à Câmara pedir ajuda. Em sua manifestação, a pedetista fez uma observação importante: "nós precisamos unir forças, não para descobrir culpados, mas unir forças para reabrir a Rua Sete."
Comitiva santa-mariense vai a Brasília em busca de recursos
Em relação ao fechamento, se não houver muita pressão em Brasília pela comunidade, deputados e vereadores de diferentes partidos, infelizmente, o bloqueio tende a ser definitivo, o que seria uma tristeza para seus habitantes e para a história de Santa Maria. "Precisamos esquecer as rivalidades partidárias em nome da Rua Sete", afirmou Tia Moto, que teve seu pedido avalizado pelos 21 vereadores. Tomara que a frente parlamentar possa contribuir de fato com a reabertura da via e não seja mais um faz de conta como foi a comissão especial.