Visita do governador

Em coletiva, governador Tarso Genro fala sobre obras para Santa Maria e região

Juliana Gelatti

Na tarde desta quinta-feira, o governador Tarso Genro (PT) concedeu coletiva de imprensa aos veículos de comunicação de Santa Maria e região, em uma sala no Hotel Continental.

A conversa durou cerca de 40 minutos e teve temas diversos, como as obras na ERS-509, a construção do hospital regional, as demandas dos familiares das vítimas e dos sobreviventes da tragédia na boate Kiss e expectativas para as eleições 2014, entre outros.

Em muitas respostas, Tarso mencionou experiências vivenciadas na China, como a pouca preocupação do governo chinês com as questões ambientais e, como contrapartida, maior agilidade nas obras públicas. Veja abaixo um resumo das manifestações do governador:

Duplicação da ERS-509, a Faixa Velha de Camobi
O governador Tarso Genro explicou que o apontamento do Ministério Público refere-se à obra de construção do viaduto no entroncamento da Faixa Velha com a Avenida Osvaldo Cruz, e não à duplicação da rodovia, que já começou:

_ Não há nenhum indicativo de interdição de obras. A construção do viaduto ainda está em fase de projetos, então o licenciamento ambiental está em andamento, como era o previsto para essa fase. Sabemos que há interesses diversos em relação a essas obras, mas a fase da duplicação que já começou está em dia com as licenças e não vai parar.

Diálogo com as famílias das vítimas da tragédia
Tarso preferiu não comentar os pedidos feitos pelos pais das vítimas da Kiss. Porém, manifestou que o governo do Estado se empenhará em acompanhar e viabilizar a aprovação de leis por mais segurança e fiscalização de prevenção a incêndio, a exemplo do projeto de lei aprovado na quarta-feira pela Assembleia Legislativa.
_ O PL aprovado é bom, porém, não é suficiente. Quando chegar à nossa sanção, deverá ser complementado.

Hospital Regional
Segundo o governador, já foi encaminhada a licitação para a compra de equipamentos para o hospital regional. Além disso, Tarso disse já ter solicitado à secretaria de Saúde que elabore e apresente o modelo de gestão mais adequado ao novo hospital. A prefeitura já teria a verba federal para construir o acesso e as obras de saneamento básico no local devem ser entregues em até quatro meses.

_ Em mais dois meses de trabalho, a obra do prédio já estará concluída. No que depender do Executivo, a comunidade poderá usar o hospital regional no máximo até o fim do ano que vem. Porém, se a seleção das empresas for judicializada, ou seja, se duas empresas entrarem em guerra em alguma licitação, pode haver atrasos e isso não depende de nós.

Equilíbrio entre fiscalização ambiental e desenvolvimento econômico
O governador também foi questionado sobre a difícil equação entre o rigor na fiscalização ambiental e o compromisso com o desenvolvimento econômico, a exemplo do que ocorre no licenciamento da construção da fábrica da multinacional alemã KMW em Santa Maria, que aguarda liberação da Fepam há mais de um ano.

_ Deve ser construído um equilíbrio entre a consciência da sociedade e a fiscalização. Os fiscais nunca poderão ter acesso a tudo o que é feito em todos os lugares, assim como a polícia, por exemplo. Na China, por muito tempo ignorou-se a questão ambiental e o país crescia 17% ao ano. Agora, o preço que eles têm a pagar é alto, e foi necessário frear esse crescimento.

Saída do PDT do governo do Estado
Quando foi questionado sobre o cenário para as próximas eleições estaduais e nacionais, que ocorrem em 2014, Tarso afirmou que não há dúvidas sobre o palanque que a presidente Dilma deve ter no Rio Grande do Sul.

_ O PDT nacional não se manifestou sobre a saída do PDT estadual do nosso governo. Aliás, o PDT não tem posição nem favorável nem contrária à presidenta Dilma. A campanha de reeleição da presidenta terá como palanque o partido dela própria aqui no Estado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

CPI do Transporte Público vai centrar investigação em ônibus urbanos

Próximo

Ônibus da linha circular Zona Oeste volta a funcionar

Política