Foto: Renan Mattos (Diário)
Depois de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anunciar, na última segunda-feira, que seria possível fazer o recadastramento biométrico na própria seção eleitoral no dia da eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não autorizou o processo.
Eleitores farão o recadastramento biométrico na hora de votar
O tribunal gaúcho, inclusive, já havia feito um convênio com o Instituto Geral de Perícias (IGP) para repassar os nomes, assinaturas, fotos e impressões digitais de todo seu banco de dados. A partir do procedimento, o eleitor que, ainda, não tinha feito o recadastramento biométrico, poderia colocar as impressões digitais em um leitor, no dia da votação.
Se o sistema reconhecesse o eleitor pela base de dados do IGP, o recadastramento biométrico seria realizado na hora, sem a necessidade de, posteriormente ao pleito, precisar ir à Justiça Eleitoral para fazer a biometria.
Mesários passam por treinamento para eleições em Santa Maria
Desde segunda-feira, a Justiça Eleitoral de Santa Maria está promovendo treinamento com mesários para as eleições de outubro e 200 deles, segundo o chefe do cartório da 135ª Zona Eleitoral, Vinícius Teixeira, já foram orientados a fazer o recadastramento biométrico no dia da votação. Agora, a os servidores da Justiça Eleitoral terão de entrar em contato com esses 200 mesários para repassar a nova orientação.
TREINAMENTO
O Treinamento dos cerca de 2,5 mil mesários ocorre até o dia 19 de setembro. Nos encontros, são abordadas questões técnicas e possíveis anormalidades no dia da votação.