As duas candidaturas governistas - de Sergio Cechin (Progressistas) e de Jorge Pozzobom (PSDB) - estão em uma queda de braço para ter o apoio da sigla Podemos. Desde o começo do mês, o progressista e o tucano viveram ainda uma mesma situação: a deserção de apoiadores e a intervenção das direções estaduais nos rumos das siglas em solo santa-mariense.
No registro da candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tanto Cechin quanto Pozzobom inscreveram o Podemos como sendo da chapa de ambos. Porém, ainda no último dia 17, o Podemos foi forçado a deixar o bloco pró-Cechin, uma vez que a presidência local da sigla foi destituída. Ou seja, foi nomeada uma comissão interventora capitaneada por Marco Vieira, que é o presidente do Podemos-RS.
Leia mais colunas de Marcelo Martins
A situação, contudo, não foi bem aceita pela coligação encabeçada por Cechin, que tem como vice Francisco Harrisson (MDB). O coordenador da coligação, Rafael Dulor, destaca que buscará reverter a saída do Podemos.
- O Podemos local quer estar conosco. Mesmo que não consigamos trazer o Podemos de volta, por meio da Justiça Eleitoral, nós teremos o apoio das pessoas ligadas à sigla localmente. O partido pode até ter ido e estar com a outra coligação, mas as pessoas, que é o que realmente importa, estão conosco - avalia Dulor.
Do lado da coligação tucana, que leva o nome de "Em frente, Santa Maria!", Guilherme Cortez, que é o coordenador da campanha, acredita que esta é uma situação já devidamente resolvida. Ainda que tenha sido levada à Justiça Eleitoral, ele entende que o partido por meio da executiva estadual entendeu ser o melhor para o Podemos estar com a coligação Pozzobom/Decimo (PSL).
- Respeitamos as decisões partidárias. Houve uma construção toda que acabou resultando na vinda deles para a nossa coligação. Tudo, aliás, devidamente como deve ser feito, respeitando todo o regramento necessário. Ou seja, para nós, o Podemos estará e seguirá conosco.
DECISÃO FINAL
A situação deve ter um desfecho, nos próximos dias, quando o juiz Rafael Pagnon Cunha se manifestar. Até porque as demandas de registro de candidaturas bem como a prestação de contas são atribuições da 135ª Zona Eleitoral.