governador do estado

'O que me move é completar este governo', diz Ranolfo Vieira Júnior em entrevista à CDN

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rodrigo Ziebel (divulgação) 

Na manhã desta terça-feira, o vice-governador e Secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), participou do programa Bom Dia, Cidade! na CDN. Com a renúncia de Eduardo Leite ao governo do Estado, ele vai assumir o posto de governador gaúcho.

A transmissão do cargo deverá ocorrer às 18h de quinta-feira. Ranolfo elogiou a atitude de Leite e salientou a coragem do político, e conta que vai seguir oferecendo apoio e lealdade ao colega com quem trabalhou durante mais de quatro anos.

Em 2017, Ranolfo era pré-candidato a governador pelo PTB, assim como Leite, pelo PSDB. No final do mesmo ano, foi feita a formação da chapa. Em março de 2021, ele acabou deixando o PTB, e entrou para o PSDB. Segundo Ranolfo, a experiência ao lado de Eduardo Leite foi uma preparação para dar continuidade a tudo que está sendo feito no governo. 

Ele relembra do trabalho feito nos primeiros anos de governo ao lado de Leite e considera que colocar em dia os salários dos servidores estavam atrasados, além de dívidas do governo, foram avanços, além de reduzir indicadores de criminalidade. 

- Hoje estamos com os salários, dívidas e pagamentos a municípios em relação aos hospitais rigorosamente em dia. Na área da segurança pública, também conseguimos reverter, estamos com os melhores indicadores da década nessa área. Conseguimos fazer essa virada de jogo, embora seja importante dizer que ele ainda não terminou. É nesse espírito que eu assumo o governo, a fim de completar esse mandato, que é uma jornada vitoriosa para a sociedade gaúcha - comenta.

Em São Paulo, policiais de Santa Maria prendem golpistas

O vice-governador, pré-candidato ao governo do Estado na próxima eleição, foi questionado sobre uma possível aliança com o MDB, que tem o atual deputado Gabriel Souza como nome possível para o pleito. Ranolfo não descartou nem confirmou a hipótese, apenas reiterou que essas conversas são normais no momento político eleitoral do Estado.

SEGURANÇA PÚBLICA 
Ranolfo foi questionado sobre um tema que é uma de suas bandeiras: a segurança pública. Santa Maria teve aumento de 150% em homicídios, além da formação de facções, que preocupam os moradores. Diante disso, foi feito o questionamento de quais serão os planos para o final deste mandato.

Ele afirma que ao longo dos últimos três anos, os homicídios caíram 35%, e o roubo de veículos, 70% (no Estado). Além de ocorrências referentes a roubo em bancos, que não são registradas desde março de 2020. Apesar dos números apresentarem melhorias em todo Rio Grande do Sul, ele reconhece que a situação de Santa Maria é preocupante: 

- Há disputa, sem dúvidas, de organizações criminosas, embora tenhamos reduzido os homicídios ao longo desses três anos. É fundamental o mapeamento, trabalho de inteligência, remoção dessas lideranças para o sistema penitenciário federal. 

Debate sobre transporte público movimenta a Câmara de Santa Maria

EDUARDO LEITE
Ao ser questionado sobre a o futuro de Leite na política, ele diz que disposição para a eleição presidencial é algo certeiro:

- É o nome que o país precisa durante este momento atual. Muito precisa ser feito após as pesquisas prévias que foram feitas em novembro do ano passado, mas é com esse objetivo e muito diálogo que o Eduardo se reapresenta com essa possibilidade do cenário nacional. 

Perto de finalizar a entrevista, ele reforça que o trabalho será feito com muita dedicação até o final do mandato. 

- O que me move neste momento é completar este governo, finalizar este mandato com tudo aquilo que deve ser feito. A segunda questão é a continuidade destes projetos sem dúvida alguma. Não queremos um retrocesso em tudo aquilo que fizemos, o equilíbrio e responsabilidade fiscal são o ponto chave para qualquer coisa - afirma. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após tiroteios, escola de Educação Infantil retoma as aulas Anterior

Após tiroteios, escola de Educação Infantil retoma as aulas

Próximo

Após sentir desconforto, Bolsonaro é levado para hospital

Política