Esclarecimentos

Superintendente do Ciosp vai à Câmara explicar furto dos bustos em Santa Maria

Superintendente do Ciosp vai à Câmara explicar furto dos bustos em Santa Maria

Foto: Mateus Ferreira

O superintendente Sandro Nunes, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), esteve na Câmara de Vereadores de Santa Maria na tarde desta terça-feira (13), durante Sessão Extraordinária Especial. Nunes foi convocado a prestar esclarecimentos a respeito do uso e atuação do sistema de câmeras de vigilância que fazem o monitoramento no município.


Solicitado pelo vereador Tubias Calil, o ofício de convocação cobrava principalmente explicações com relação ao furto dos bustos na praça Saldanha Marinho. O superintendente falou por quase 30 minutos, explicando a atuação do Ciosp, e todas as ações que são executadas. 


Ainda na sua fala inicial Sandro Nunes destaca que dois guardas acompanham as câmeras e monitoram também o despacho das viaturas. São cerca de 20 monitores que mostram as imagens das câmeras do município que estão distribuídas em praças, escolas, postos de saúde, prédios públicos e vias urbanas.


Nunes explicou que o custo de R$ 600 mil por mês para mantém 1.117 câmeras em funcionamento, considerando também os sistemas de alarme, sistemas de monitoria via GPS, o monitoramento do cercamento eletrônico e o sistema que sustenta o funcionamento do CIOSP.



Os vereadores tiveram cinco minutos para fazer questionamentos para o superintendente. Os parlamentares Tubias Calil, Valdir Oliveira, Danclar Rosatto, Helen Cabral, Roberta Leitão e Pablo Pacheco utilizaram esse espaço.


Em seguida, Sandro Nunes respondeu a todos os questionamentos, e o assunto do furto dos bustos foi uma cobrança quase que unanime. Com relação ao fato, explicando desde o furto até a investigação e as imagens que mostram o crime a praça Saldanha Marinho, Sandro Nunes admitiu que as imagens que captaram o furto são do Ciosp.


– Existe um acordo com a Policia Civil que todas as imagens que envolvam crimes são direcionadas a Delegacia de Pronto Atendimento ou a delegacia que envolve a investigação do caso, mas sim, as imagens captaram o furto dos bustos.


Segundo o superintendente, as imagens do Ciosp ficam armazenadas por 30 dias, e auxiliaram na identificação dos suspeitos. Os furtos ocorreram nos dias 15, 16 e 17 de abril deste ano. No dia 17 a Guarda Municipal abordou um indivíduo com uma placa de metal. Após essa ocorrência foi buscado imagens de outros dias e então constatado o furto de mais objetos na praça. Com esses dados, as filmagens foram encaminhadas a Polícia Civil para que uma investigação fosse iniciada.



Ao final de sessão o superintendente Sandro Nunes avaliou a conversa com os vereadores


– Foi extremamente importante nossa vinda na Câmara de Vereadores para expor a real finalidade do Ciosp, poder dizer que as câmeras de monitoramento foram fundamentais na identificação do autor dos crimes do furto dos bustos, pudemos falar também sobre nossa estrutura e atuação tanto no uso das câmeras de monitoramento como do cercamento eletrônico.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Porcos e ovelha são furtados de propriedade rural em Santa Maria Anterior

Porcos e ovelha são furtados de propriedade rural em Santa Maria

Arsenal de armas e munições é apreendido em residência de investigado por crimes contra a mulher em Cruz Alta Próximo

Arsenal de armas e munições é apreendido em residência de investigado por crimes contra a mulher em Cruz Alta

Polícia/Segurança