Fim da espera

Sepultado corpo de morador de Restinga Seca morto no Paraguai

"

Depois de mais de duas semanas de espera entre o reconhecimento e a liberação do corpo, familiares e amigos de Dionatan Cordova Dias, 28 anos,assassinado no Paraguai ao lado do amigo Lucas Morini, 23 anos, prestaram as últimas homenagens ao jovem na manhã desta quarta-feira. Desde às 7h, vários moradores do município foram à capela mortuária de Restinga Seca e onde ocorreu uma breve celebração. O enterro ocorreu por volta das 10h no Cemitério Municipal.

_ O que eu mais queria, eu cosegui. Trouxe o corpo do meu filho para Restinga Seca. Foi demorado, cansativo, quase nem dormi desde domingo e lá no Paraguai era muita burocracia para liberarem o corpo. Vou ficar com a lembraça da amizade e da risadinha curta do Dionatan _ diz o pai do jovem, Luiz Carlos Dias.

Natural de Tupanciretã, Dionatan mudou-se ainda criança para Restinga Seca. Morador por muitos anos da Vila Iberê Camargo, era conhecido pelo apelido de negrinho. Antes de se mudar para Bento Gonçalves, há cerca de quatro anos, o jovem trabalhou como operador de máquinas na Totalità Móveis e por último na Móveis Rohde. Segundo o responsável pelo departamento pessoal da empresa, Marcos Rohde, 28 anos, Dionatan era um ótimo funcionário.
_ Ele trabalhou conosco de março de 2008 a fevereiro de 2010. Sempre teve facilidade para aprender, era bem relacionado e na dele. Foi ele quem pediu para sair da empresa. Até insistimos para que ele e o pai dele que também trabalhava aqui, ficassem, mas eles diziam que em Bento Gonçalves teriam mais oportunidades.

O rapaz também é lembrado em Restinga Seca pelo curta-metragem Tente Outra Vez. O filme de conscientização e combate às drogas foi produzido na disciplina de biologia, na Escola Estadual Érico Verissimo, onde Dionatan concluiu o Ensino Médio.
_ Era um menino concentrado, caprichoso e muito calmo.Foi ele que teve a ideia de fazer o filme. ele escreveu o roteiro, dirigiu e atuou _ lembra a professora Lizélia Flores Mostardeiro, 53 anos, coordenadora do filme.
Dionatan deixa os pais, um casal de irmãos, a mulher e um filho de sete anos.

Mistério
Dionatan morava em Bento Gonçalves e foi executado a tiros junto do amigo Lucas Morini, 23 anos, no município paraguaio de Itakyry, a cerca de 100 quilômetros de Foz do Iguaçu, no Paraná. Os jovens deixaram Bento Gonçalves no dia 25 de julho com destino ao Paraguai.

A polícia do país vizinho encontrou os corpos no dia 27 de julho, às 8h, com várias marcas de disparos. Como estavam sem identificação, os dois foram enterrados como indigentes. Nos dias 18 e 19 do mês passado, familiares reconheceram os rapazes por fotos.

O motivo da viagem dos amigos ao Paraguai ainda não foi esclarecido. De acordo com a investigação, Dionatan e Lucas seguiram de Bento até Santa Catarina. Eles passaram pela cidade do Palmitos, onde mora um ex-companheiro da mãe de Lucas. No dia seguinte, conforme imagens de câmeras de monitoramento, o Fiat Idea verde dirigido pelos rapazes passou pela Ponte da Amizade por volta das 10h.

Uma hora e meia depois, há a imagem do carro retornando. A estrutura liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Ciudad del Leste, no Paraguai. O ex-companheiro da mãe de Lucas confirmou que os amigos retornaram a Palmitos no dia 26. A última ligação de Lucas para a mãe foi no dia 27, a 1h, dizendo que eles voltariam ao Paraguai. Sete horas mais tarde, os corpos foram encontrados na beira de um rio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bebê de 26 dias pode ter sido agredido em Agudo

Próximo

Funcionária da AES Sul é assaltada durante o serviço em Santa Maria

Polícia/Segurança