Foto: Vinicius Becker
Leonardo Detetive de Assis Taborda, 30 anos, foi morto a tiros na madrugada deste domingo (4), no Bairro Urlândia, em Santa Maria. O caso é o primeiro homicídio registrado no município em 2026.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O crime ocorreu por volta da 1h, em um apartamento do Residencial Noel Guarany, localizado na Rua Eugênio Mussoi. Conforme as informações, Taborda estava no local acompanhado da companheira quando o ex-companheiro da mulher invadiu o imóvel e efetuou um disparo que atingiu o rosto da vítima.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e ao chegarem no local, constataram que o homem já estava morto.

Após o crime, o suspeito fugiu em um carro. Ainda de acordo com o registro da ocorrência, ele enviou dois áudios à ex-companheira, nos quais pediu perdão e afirmou estar arrependido pelo que havia feito.
- Santa Maria registra 760 incêndios em 2025; falhas elétricas lideram as causas
- O discurso de Trump após a captura de Maduro: os principais pontos
A Brigada Militar isolou a área até a chegada do Instituto-Geral de Perícias (IGP), além de agentes da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Após a realização dos levantamentos periciais, o corpo foi encaminhado para exame de necropsia.
O suspeito, de 42 anos, foi localizado e preso pouco tempo depois pela Brigada Militar em um posto de combustíveis às margens da BR-287, no Bairro Tancredo Neves. Com ele, os policiais apreenderam uma pistola Taurus modelo G2C, calibre 9mm, um carregador, 11 munições intactas, um coldre e um aparelho celular.
O homem foi preso em flagrante, encaminhado para exame de corpo de delito e, posteriormente, recolhido à Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM). O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.