investigação

OUÇA: polícia alerta para golpe envolvendo sites de compra e venda em Santa Maria

João Pedro Lamas

Foto: Polícia Civil (Reprodução)

A Polícia Civil alerta sobre um golpe que tem tido como vítimas santa-marienses envolvendo sites de compra e venda de produtos, principalmente veículos.

De acordo com o delegado Marcelo Arigony, titular da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) em Santa maria, o estelionatário telefona para a vítima, ou entra em contato via redes sociais virtuais (WhatsApp ou Facebook, por exemplo), a partir do anúncio do veículo que encontrou no site de compra e venda e se diz interessado, mas que pretende entregá-lo em uma dívida judicial, trabalhista ou outra qualquer.

Câmeras de banco podem ajudar na investigação de injúria racial na UFSM

Acertado o local, data e horário para olhar o veículo, quem aparece é um terceiro, que supostamente receberá o veículo por conta da dívida.

Isso acontece porque, em paralelo, o estelionatário identifica anúncios de pessoas interessadas em comprar veículos com as características da vítima, e faz a oferta por um valor bem abaixo do normal, justificando que o veículo foi recebido como pagamento de uma dívida. Ainda, o estelionatário pede para as duas pessoas não tratarem de preço quando se encontrarem, pois isso "poderia estragar o acerto da sua dívida".

Então, se a vítima, que vai vender o carro, e a outra vítima, que vai comprar, se encontram, acreditam que "está tudo certo". Com isso, quem compra faz o depósito do dinheiro em uma conta achando que está fechando negócio com a pessoa que encontrou, quando na verdade a conta está nome de laranjas do estelionatário.

Polícia já tem suspeito para o assassinato da mulher encontrada dentro de rio em Santa Maria

- Que muitas vezes está longe daqui, na maior parte das vezes dentro de uma galeria de presídio, de onde faz isso o dia todo, livre e seguramente - relata o delegado Arigony.

Ouça a explicação do delegado sobre um golpe que aconteceu em Santa Maria e orientações sobre como se proteger:

O delegado Arigony não entra em detalhes sobre quantas pessoas já foram vítimas, mas "houve uma enxurrada de relatos", o que mobilizou a Polícia Civil para fazer o alerta.

Ainda, como a pena por estelionato, conforme a legislação, é pequena (varia de um a cinco anos) e de tentativa de estelionato é menor ainda, além de ser "extremamente lento" o processo de investigação, podendo levar anos até que haja desfecho na Justiça, o delegado Arigony afirma que a melhor forma de combate a esse tipo de golpe não é a repressão, mas a prevenção, por meio da divulgação de informações que possam preparar a população em geral.

Qualquer informação sobre casos semelhantes pode ser repassada à polícia pelo telefone 190.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OUÇA: mulher que fazia tele-entrega de droga com motocicleta é presa em Santa Maria Anterior

OUÇA: mulher que fazia tele-entrega de droga com motocicleta é presa em Santa Maria

Estacionamento na 2ª quadra da Rua Dr. Bozano está proibido nesta terça-feira Próximo

Estacionamento na 2ª quadra da Rua Dr. Bozano está proibido nesta terça-feira

Polícia/Segurança