socorro

Mulher dá à luz em casa, é socorrida pelo Samu e escoltada por viaturas até hospital em Santa Maria

Mulher dá à luz em casa, é socorrida pelo Samu e escoltada por viaturas até hospital em Santa Maria

Foto: Eduardo Ramos

Um fato inusitado movimentou viaturas e ambulâncias na noite de terça-feira (27) por ruas, avenidas e rodovias de Santa Maria. Uma mulher de 35 anos deu a luz em casa por volta das 20h30min, foi socorrida por duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e escoltada por duas viaturas da Brigada Militar (BM) até o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).


Conforme o coordenador do Samu em Santa Maria, Nilvo Garcia da Rosa, a mulher deu a luz na própria residência, foi atendida por uma ambulância de que contava com um motorista e um enfermeiro, mas devido à gravidade do caso após o parto, precisou de atendimento de uma ambulância com suporte avançado, uma (UTI) com médico. Enquanto o bebê era atendido pelos socorristas, a mãe era atendida pelo médico na UTI móvel.


As duas precisavam ser encaminhadas ao hospital, então, policiais do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) da Brigada Militar (BM) e socorristas do Samu montaram um esquema de escolta para levar uma mamãe e a neném até o hospital. Assim que a sala de operações do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) recebeu o chamado, despachou duas viaturas para fazer a escolta e abrir caminho pelas ruas até o hospital.


A mulher era transportada por uma ambulância de suporte avançado (UTI) com um médico e outra fazia a escolta atrás das duas viaturas da BM. A movimentação das viaturas começou no Bairro Santa Marta, na região oeste da cidade e foi até o Husm no Bairro Camobi.


- Dependendo da gravidade dos atendimentos, nós fazemos escoltas até com as ambulâncias. Vai uma na frente abrindo caminho para garantir agilidade no socorro. Sempre que são casos com risco de morte, transferência de pacientes ou casos graves, nós pedimos apoio da Brigada Militar e eles nos ajudam - explica o coordenador.

A reportagem tentou contato com o hospital para saber o estado de saúde da mãe, mas até a publicação desta matéria não teve resposta.


Trânsito
O coordenador do Samu destaca que os motoristas de Santa Maria precisam rever o comportamento no trânsito e entender a importância de dar passagem para um veículo de socorro quando estão em atendimento com o giroflex e a sirene ligados.

- O motorista tem que dar passagem. É preciso entender que é uma luta contra o tempo, então, quando verem uma ambulância deem passagem. Quando o motorista não dá preferência para uma ambulância, ele está cometendo uma infração de trânsito - diz Rosa.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Canil da Susepe participa de projeto de cinoterapia junto à APAE de Santa Maria Anterior

Canil da Susepe participa de projeto de cinoterapia junto à APAE de Santa Maria

Homem é preso após investigação por tráfico em Cruz Alta Próximo

Homem é preso após investigação por tráfico em Cruz Alta

Polícia/Segurança