Polícia Civil de Santa Maria intensifica segurança e suporte após enchentes

Polícia Civil de Santa Maria intensifica segurança e suporte após enchentes

Foto: Polícia Civil

Rondas e abordagens estão sendo realizadas todos os dias em diversos pontos da cidade

Após as recentes enchentes que impactaram o Estado, a Polícia Civil tem se destacado pela sua atuação não apenas no combate aos crimes, mas também no suporte essencial às comunidades afetadas. Em meio aos desafios, a presença policial tem sido uma fonte de segurança e apoio para aqueles que enfrentam momentos difíceis.


Em entrevista ao Bei, o Delegado Regional da Polícia Civil, Sandro Luís Meinerz, comentou sobre as ações que vêm sendo realizadas em Santa Maria e região.


 - Durante esse período desafiador, nossa abordagem tem sido multifacetada. Inicialmente, concentramos esforços no socorro às vítimas das enchentes e na busca por desaparecidos, especialmente em áreas como a Quarta Colônia, Pinhal Grande e Agudo. No entanto, os desafios se estenderam além disso - destaca Meinerz.

Polícia Civil tem auxiliados na arrecadação e distribuição de donativos às famílias atingidas pelas chuvas na região Foto: Polícia Civil

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A dificuldade em registrar ocorrências e pesquisar dados após a sede do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procergs) ter sido inundada, em Porto Alegre, fez com que as forças de segurança se adaptassem a uma nova rotina, sem deixar de prestar os serviços, passando assim a priorizar uma presença física ostensiva nas ruas, não só em Santa Maria, mas em toda a região. Utilizando o mapeamento das áreas com maior incidência criminal, a Polícia Civil busca durante as ações prevenir e reprimir crimes.

Abordagens são realizadas pelos policiais durante as rondas noturnasFoto: Polícia Civil

 - Nossas rondas noturnas têm sido fundamentais nesse processo. Com equipes compostas por policiais locais e de outros distritos, estamos coletando informações valiosas que subsidiarão futuras investigações, afirma Meinerz, destacando o trabalho realizado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que na segunda-feira (13), apreendeu 551 kg de maconha na BR-101 em Osório, no litoral norte.


A operação realizada pela Draco é fruto de um trabalho contínuo de investigação, a qual mostra que mesmo em meio a tudo que estamos vivendo, o trabalho não parou. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, Meinerz lembra que todas as delegacias permaneceram abertas, inclusive com a opção da Delegacia Online para registros de ocorrências.


 - Todas as delegacias permaneceram funcionando em Santa Maria. Apesar dos desafios enfrentados em locais como Faxinal do Soturno, onde a enchente afetou a infraestrutura, estamos trabalhando para restabelecer os serviços o mais rápido possível. Nossa prioridade é garantir que a comunidade tenha acesso contínuo à segurança e ao atendimento, como por exemplo a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento que funciona 24h junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).


Ao concluir, o delegado assegura que essas rondas e operações realizadas em diferentes pontos da comunidade não têm data para encerrar, enfatizando que o foco está em fornecer o melhor serviço possível para garantir a segurança de todos os cidadãos. Ele reitera o compromisso da Polícia Civil em colaborar com a população e manter a ordem pública.


- O trabalho da instituição é pautado na inteligência policial, na investigação meticulosa e na presença ativa nas ruas. O objetivo é fortalecer a comunicação e a proximidade entre a polícia e a comunidade, promovendo um ambiente seguro e resiliente para todos - conclui o delegado.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é executado a tiros em Santa Maria, e cidade registra o 32º homicídio do ano Anterior

Homem é executado a tiros em Santa Maria, e cidade registra o 32º homicídio do ano

Próximo

Homem é preso após incendiar casa e veículo em Santa Maria

Polícia/Segurança