Ministério Público cumpre mandados de busca e apreensão da sede da prefeitura de Tupanciretã e investiga suposta fraude em licitação

Ministério Público cumpre mandados de busca e apreensão da sede da prefeitura de Tupanciretã e investiga suposta fraude em licitação

Foto: MPRS (Divulgação)

A Operação Trovão investiga possíveis delitos licitatórios e crimes de responsabilidade, tendo como alvos agentes públicos e empresários envolvidos em licitações e negociações suspeitas.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul cumpriu nesta quinta-feira (11) mandados de busca e apreensão em Tupanciretã. A ação faz parte da segunda fase da Operação Trovão, que investiga a ocorrência de delitos licitatórios, crimes de responsabilidade e corrupção passiva e ativa. Nos locais de busca, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos. Entre os alvos da operação, está a sede prefeitura do município, que divulgou uma nota esclarecendo o caso. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

As buscas também foram realizadas na Secretaria Municipal da Fazenda e Procuradoria Jurídica, bem como em residências de agentes públicos de Tupanciretã. Já em Novo Hamburgo, um empresário e seus empreendimentos também foram alvos da operação.

A operação é realizada por meio da Procuradoria da Função Penal Originária (PFPO), com o apoio da 6ª Promotoria de Justiça Especializada e dos Batalhões de Choque da Brigada Militar. As diligências foram acompanhadas por representante da OAB, Subseção Cruz Alta.

Foto: MPRS (Divulgação)


Ao ser procurado pelo Diário, o prefeito Gustavo Herter Terra (Progressistas) disse que as equipes foram até o local buscar informações complementares à investigação existente e informou que divulgaria uma nota para esclarecer o ocorrido. 

Leia a nota na íntegra


“Nesta quinta-feira, 11 de julho de 2024, o Prefeito Municipal declara que, o Ministério Público Estadual esteve no Centro Administrativo Municipal. A visita teve como objetivo a coleta de informações complementares para uma investigação em andamento.”

“O prefeito afirma que o Município forneceu todas as informações solicitadas pelo órgão, destacando o compromisso da gestão com a transferência e a colaboração plena com as autoridades competentes.”


Primeira fase

Foto: MPRS (Divulgação)


A primeira fase da Operação Trovão foi realizada no dia 31 de janeiro de 2024, quando foram cumpridos mandados na prefeitura, na Secretaria Municipal do Desenvolvimento, do Agronegócio e Sustentabilidade Ambiental. Durante a ação, também foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos.

Na época, foram cumpridos mandados de busca em residências de agentes públicos do município e empresários investigados e respectivos empreendimentos no município de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Família procura homem de 54 anos desaparecido há quase duas semanas em Júlio de Castilhos Anterior

Família procura homem de 54 anos desaparecido há quase duas semanas em Júlio de Castilhos

Homem é preso por crime ambiental e receptação de peças de veículos adulteradas na região oeste de Santa Maria Próximo

Homem é preso por crime ambiental e receptação de peças de veículos adulteradas na região oeste de Santa Maria

Polícia/Segurança