Ministério Público apresenta aplicativo que ajudará vítimas de crimes a saber sobre investigação e direitos

Ministério Público apresenta aplicativo que ajudará vítimas de crimes a saber sobre investigação e direitos

Foto: Reprodução

Com objetivo de difundir o direito das vítimas, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) apresentaram, ontem, o protótipo do aplicativo “Vítimas de Crime”. A apresentação ocorreu na sede institucional do MP, durante o seminário O protagonismo do Ministério Público na promoção dos direitos das vítimas, em Porto Alegre. ​

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O aplicativo, desenvolvido pelos profissionais de tecnologia da Agência Experimental de Engenharia de Software (Ages/ PUCRS), busca garantir três pilares de direitos às vítimas: informação, exercício de direitos e proteção. A promotora de Justiça Márcia Regina Nunes Villanova, idealizadora do projeto, explicou que o aplicativo surgiu para facilitar a vida das pessoas, para que todo o trâmite fosse mais ágil: 

— Queria que as vítimas conseguissem ter informações de como é o trânsito do processo, o que vai acontecer, desde o registro de ocorrência, a quem ela pode procurar, quais são os direitos de não ser ouvida perante o acusado, até o direito à indenização no fim da sentença. O app traz informações sobre o caminho a ser percorrido pela vítima desde o início até o fim do processo criminal e sobre os direitos previstos nos estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente. 

Leia também:

Dados

 As vítimas poderão alimentar o sistema com provas e documentos que serão encaminhados para a Polícia Civil e para o Ministério Público, a fim de instruir o processo criminal. Também poderão buscar informações para garantir atendimento médico, psiquiátrico e social em caso de necessidade de reestruturação da vida após trauma causado pelo crime.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colisão entre dois caminhões deixa uma pessoa ferida na BR-158, em Itaara; trânsito está liberado Anterior

Colisão entre dois caminhões deixa uma pessoa ferida na BR-158, em Itaara; trânsito está liberado

Jovem é morto a tiros na região oeste de Santa Maria Próximo

Jovem é morto a tiros na região oeste de Santa Maria

Polícia/Segurança