obituário

Morreu o médico radiologista Carlos Sérgio Chagas Gama

Fotos: Arquivo Pessoal

O médico Carlos Sérgio Chagas Gama, 84 anos, formou-se na segunda turma do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foi um dos fundadores da empresa Dix - Diagnóstico por Imagens, referência no serviço na cidade. Por muitos anos, ele também trabalhou com dedicação e excelência no Instituto Gama de Radiologia, que funcionava da Rua Duque de Caxias. 

Gama tinha quatro irmãos, Rita Neda, Maria Ceres, José Ney e Clóvis Gilberto, todos já falecidos, e, assim como eles, recebeu dos pais, José Carlos Gama Filho e Clotilde Pinto Chagas Gama (ambos falecidos), os incentivos necessários para se dedicar aos estudos.

Depois que se formou, o médico atuou por alguns anos como clínico geral, e, depois dessa experiência, especializou-se em radiologia. Gama também ajudou a formar novos médicos no período em que se dedicou à docência na UFSM, de onde se aposentou em 1985.

Outra grande paixão de Gama, além do exercício da medicina, era a aviação. Aos 17 anos, já era piloto formado e voava pelo céu de Santa Maria, cidade onde nasceu e se criou. Ao longo da vida, ele se dedicou à radiologia e ao aeroclube da cidade, onde era instrutor de aviação. Por mais de 50 anos, atuou como examinador de novos pilotos e ajudou inúmeros aspirantes, com bolsas assistenciais, a completarem o curso de aviação.

- O tio, como o chamávamos, era muito amável, inteligente, gostava de ler. Ele era muito atuante, estava sempre disposto a ajudar e pronto para ir ao encontro de quem precisasse dele. Mas era muito reservado com a vida pessoal - recorda o sobrinho e técnico em radiologia José Carlos da Rosa Gama, 58 anos.

Tio de José Carlos e outros 12 sobrinhos, Gama adorava os encontros da família e fazia questão de comemorar o aniversário, em 5 de junho, junto com o irmão Clóvis. O médico tinha Julio Cesar Freitas como um filho e considerava-se avô de Andriw Rafael e Erick Luiz. Segundo os parentes, uma frase recorrentemente repetida por ele era"vamos que vamos", sempre com o objetivo de incentivar os familiares.

O idoso também gostava muito de esportes e torcia pelo Grêmio. Além disso, ele praticava natação, caminhadas ao ar livre e no Centro Desportivo Municipal (CDM) e frequentava uma academia.

- O Gama era um médico exemplar, um professor dedicado e tinha uma enorme liderança e capacidade didática. Todas essas características influenciaram inúmeros jovens médicos que conviveram com ele e puderam presenciar, nas atitudes dele, um exemplo de profissional - lembra Euclides Weber, amigo e colega de profissão de Gama.

Outras qualidades do médico eram a pontualidade, a honestidade, a simplicidade e a educação. Ele adorava viajar para o Exterior e para praias catarinenses e gaúchas. Um dos destinos preferidos do aviador era os Estados Unidos.

Gama ficou internado por dois dias no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Ele faleceu em 5 de julho, de causas naturais. O idoso foi sepultado no dia seguinte, às 11h, no Cemitério Santa Rita, por desejo dele, já que queria ficar o mais perto possível dos aviões da cidade.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO 

Funerária Cauzzo

25/07
Ery Arno Weiss, aos 85 anos, foi sepultado no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
João Ouriques Barbosa, aos 91 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

27/07
Theresinha Fatima Riemenschneider de Quadros, aos 66 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

29/07
Martina Naysinger de Mattos, aos 69 anos, foi sepultada no Cemitério Municipal, em São Pedro do Sul

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu dona de casa Dolores Carolina do Amaral Nunes Anterior

Morreu dona de casa Dolores Carolina do Amaral Nunes

Morreu promotora de vendas Vitoria da Cruz Xavier Próximo

Morreu promotora de vendas Vitoria da Cruz Xavier