luto

Morreu o bancário aposentado Moacir Faustino Petri

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Fotos: Arquivo pessoal/

O bancário aposentado Moacir Faustino Petri, 77 anos, nasceu e sempre morou em Santa Maria,. Ele é irmão de Maria Helena e José Luiz Petri. Moacir era casado, há 55 anos, com a dona de casa Neida Air Favarini Petri, 77. Eles tiveram três filhos, Odair, Odacir e Cléber e dois netos, Wagner e Eduardo.

Formado em Economia e Técnico em Contabilidade, assim que se casou, Moacir adentrou o Banco do Brasil, onde trabalhou por 35 anos. Ele sempre teve gosto pelos números, conforme Cléber.

O santa-mariense residiu, durante toda a vida, no Bairro Dores. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Católico fervoroso, o religioso frequentava as missas das paróquias Nossa Senhora das Dores e Basílica Nossa Senhora Medianeira e rezava muito, de acordo com Cléber.

De coração generoso, o idoso tinha o costume de ajudar ao próximo, com doações e favores.

- Aos domingos, ele não abria mão de adquirir risotos para toda a família, contribuindo com as paróquias da cidade. Antes de comer, ele distribuía as viandas nas casas dos filhos e da irmã - recorda Cléber.

Aposentado, ele fazia a declaração do imposto de renda, sem cobrar nada, para os conhecidos da vizinhança.

Muito organizado, o patriarca deixou uma base sólida de princípios e estrutura para a família. Sempre preocupado com o bem-estar da esposa e dos filhos, queria saber como estavam nossos negócios e agilizar a aposentadoria da mãe.

- O pai foi nossa base. Até hoje, nenhum dos filhos fechava um negócio sem consultá-lo, por exemplo. Até para comprar um carro fazíamos questão da opinião dele - diz Cléber. data-filename="retriever" style="width: 100%;">No dia a dia, Moacir se dedicava a cuidar da casa e do pátio.

Para Odair, o pai foi um grande amigo e deixa um legado de companheirismo:

- Sempre alegre, o pai gostava da família unida, como em almoços, onde sempre havia fartura. Ele me ensinou tudo o que sei e me deu exemplo de carinho e solidariedade.

Moacir Faustino Petri morreu em decorrência de uma parada cardíaca, ocasionada por infecção generalizada devido a uma pneumonia, em 28 de junho. Ele foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria, no dia seguinte.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos em Santa Maria e região Anterior

Falecimentos em Santa Maria e região

Falecimentos em Santa Maria e região Próximo

Falecimentos em Santa Maria e região