obituário

Morreu sócia proprietária e vice-presidente da Agropastoril Santo Antônio Nina Caritas da Silveira Pereira

Fotos: Arquivo Pessoal

Batalhadora, vaidosa e trabalhadora, Nina Caritas da Silveira Pereira, 76 anos, nasceu em Tupanciretã, foi registrada em Jari e trabalhou a vida toda como agropecuarista. Filha dos produtores rurais Olmiro Diniz da Silveira e Lucinda Paim da Silveira, Nina mantinha vínculo com a atividade até dias antes do falecimento. A idosa foi casada com o engenheiro agrônomo Ricardo Guilherme Matzenbacher, 73 anos, é mãe do médico veterinário e agropecuarista Teófilo Pereira dos Santos Neto, 51 anos, e avó do pequeno Fernando,10 anos, o qual ela considerava sua maior riqueza.   

Desde 1982, a sócia proprietária e vice-presidente da Agropastoril Santo Antônio (Agropasa) morava em Santa Maria e, depois de tanto tempo, considerava-se santa-mariense de coração. Ela e Ricardo eram grandes companheiros e adoravam viajar juntos. Juntos, conheceram os cinco continentes e, em cada viagem, Nina fazia novos amigos.

Alegre, atenta e curiosa, a idosa gostava de aprender hábitos, histórias e costumes de diferentes povos. Além do marido, amigos os acompanhavam nas aventuras. Aliás, na opinião dela, amigos eram fundamentais à existência.

- Ficamos juntos por quase 18 anos. Conheci Nina em Capão da Canoa, litoral gaúcho. Nosso casamento, há três anos, foi surpresa aos familiares. Uma união de muito amor, companheirismo e boas ações. Só tenho ótimas lembranças da minha querida Nina. Ela tratava a todos com carinho. Nina não fazia distinção de ninguém e teve uma vida voluntária ativa - emociona-se Ricardo.

Em uma entrevista para a página Com a Palavra, do Diário, a agropecuarista disse que se sentia em casa quando trabalhava no setor rural, já que foi criada no meio. Ainda conforme a entrevista, Nina conta que o maior desafio dela era manter e ampliar os negócios familiares.

- Ela era engajada com a empresa. A mãe era à frente do tempo e prezava muito a questão humanitária na direção dos negócios. Isso ela me passou e seguirei com maior orgulho. A maior alegria dela era estar com a família reunida. Onde a mãe chegava, o local se enchia de alegria - conta o único filho.

Muito vaidosa, Nina não saía de casa sem estar com o batom vermelho, maquiada e com brincos e pulseiras. O marido brinca que, até mesmo para dormir, Nina passava batom. Ela viveu a juventude na Escola Normal de Cruz Alta, onde concluiu o Ensino Médio.

- Por 30 anos, fomos amigas. A Nina tinha a palavra certa na melhor hora, sempre muito alto astral e cheia de vida - comenta a amiga Maristela Moura.

À família e amigos, Nina deixa o legado de solidariedade, amor pela profissão e união. Nina faleceu em 18 de outubro e foi sepultada na tarde do dia seguinte, no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria. A família preferiu não divulgar as causas do falecimento.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária São Martinho

10/09
Julieta Antolini Tonetto, aos 100 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Santa Maria
João Alberto Comassetto, aos 66 anos, foi sepultado no Cemitério de Pau a Pique, em Santa Maria
Alice Farinha da Costa, aos 94 anos, foi sepultada no Cemitério Chácara das Flores, em Santa Maria

11/09
Flora Ceron de Freitas, aos 91 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Cantalicia Silva Amorim, aos 82 anos, foi sepultada no Cemitério Chácara das Flores, em Santa Maria
Jesse Regis Paz, aos 57 anos, foi sepultado no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
Cypriano Leal do Nascimento, aos 93 anos, foi sepultado no Cemitério Municipal, em Sarandi
Edite Verçoza, aos 91 anos, foi sepultada no Cemitério Metropolitano, em Porto Alegre
Luis Carlos Theodoro, aos 54 anos, foi sepultado no Cemitério São José, em Santa Maria

12/09
Karen Josiane Rezes de Oliveira, aos 49 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para [email protected] ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu dona de casa Iracema de Alemida Anterior

Morreu dona de casa Iracema de Alemida

Morreu a professora Janne Marília Pellizzer Biacchi Próximo

Morreu a professora Janne Marília Pellizzer Biacchi