data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal
Em 5 de outubro de 2020, às
8h20min, nasceu Luíza Helena Ketes Uhr. O nascimento dela foi no Hospital de Caridade de Santa Maria, por meio de uma cesariana. A pequena pesou 3 quilos e 530 gramas, e mediu 49 centímetros.
A menina é a terceira filha da técnica em enfermagem, Jaíne Ketes Moraes, 35 anos, e irmã dos pequenos João Gabriel Ketes Moraes, 11, e Pedro Henrique Ketes Moraes, 6. Segundo Jaíne, os manos ajudam em todas as tarefas, e ela fez com que eles acompanhassem todo o processo, desde a gestação.
- Sempre orientei os dois, para que saibam o quanto são importantes no desenvolvimento da irmã - diz a técnica. data-filename="retriever" style="width: 100%;">A mãe conta que a vinda de Luíza foi uma surpresa, e aconteceu quando ela interrompeu uma medicação para colocar o DIU.
- Foi uma mistura de susto com imensa felicidade. Um filho é uma parte da gente, é uma alegria completa - comenta ela.
Letícia Moraes dos Santos, 17 anos, é sobrinha de Jaíne. A adolescente foi escolhida para ser uma das madrinhas da bebê. Ela foi a primeira a conhecer e a pegar a afilhada no colo. Para ela, a chegada de Luíza foi algo mágico na família.
- Minha afilhada é uma criança esperta e cheia de luz. Como madrinha, espero ter oportunidade de passar a elas valores como humildade, sabedoria e honestidade - diz Letícia. data-filename="retriever" style="width: 100%;">A mamãe de terceira viagem lembra das dificuldades da gestação, principalmente devido à pressão alta, mas procurou se manter calma para que tudo corresse bem.
- Ter uma menina é diferente, é claro. Ela é mais meiga, delicada, mas também calma como os irmãos, desde o nascimento - observa Jaíne.
Os avós maternos, Jaime Ketes Moraes e Santa Irene Ketes Moraes, estã encantados com a chegada da sétima netinha.
Luíza Helena Ketes Uhr foi batizada em casa e, em janeiro, será a celebração na igreja. Os padrinhos Paulo Roberto dos Santos, Daniela Ketes Moraes, Letícia Moraes dos Santos, Emerson Machado, Maurisleia Dantas, Áureo Jesus, Sandra Duarte, Eduardo Duarte, Vittória Costa e Lucas Uhr já estão ansiosos pelo momento de celebração que está por vir.