data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal
Aos 18 minutos de 21 de maio de 2020,
nasceu Joaquim Renard de França Zasso Machado, no Hospital Casa de Saúde, por meio de uma cesariana. O bebê pesou 3 quilos e 100 gramas, e mediu 51 centímetros.
Ele é o primogênito do advogado e professor universitário Mateus Renard Machado, 38 anos, e da jornalista e crítica de cinema, Bianca de França Zasso, 33. O casal não esperava a vinda do bebê, mas conta que foi a melhor surpresa de suas vidas. Os dois se conheceram quando Mateus foi convidado para participar de um programa na TV Unifra, e Bianca ainda era estudante de jornalismo, em 2007. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Alguns anos depois, se reencontraram por meio das redes sociais, e em 2013, iniciaram o namoro. Eles se consideram casados, mesmo que a cerimônia não tenha sido realizada da forma convencional. Os novos papais descobriram a gestação juntos, e segundo a mamãe, foi motivo de muito choro, surpresa a apreensão. Além disso, houve mudança na forma do nascimento.
- Estudamos muito sobre parto e as enfermeiras obstetras foram muito importantes nesse aprendizado - diz a jornalista, que pretendia fazer parto normal, mas por complicações, precisou recorrer à cesariana.
Ainda segundo a mamãe, tudo mudou, seu olhar sobre o mundo ficou diferente.
- O Joaquim é um bebê incrível, sorridente e curioso. Fico encantada e inspirada com o olhar do meu filho querendo descobrir o mundo. Ver um ser humano se desenvolvendo é mágico e assustador ao mesmo tempo. Na verdade, é uma época linda, intensa e transformadora - explica Bianca.
O papai considera sua relação com o filho muito orgânica. Conta que contribuir para a geração de alguém é uma responsabilidade grande.
- Busco transbordar o melhor de mim para auxiliar na construção do meu filho, a partir da própria identidade. Mas o melhor de tudo é crescer na medida em que ele cresce - emociona-se Mateus. data-filename="retriever" style="width: 100%;">O bebê é netinho dos avós paternos Altamir Añaña Machado, e Maria Bernadete Machado, e dos maternos, Saulo Antônio Zasso, e Rosania de França Zasso, todos muito "corujas" e felizes com a chegada de Joaquim. O bisavô paterno, Auri Machado, também está emocionado com a chegada do seu quinto bisneto, além dos bisavôs maternos, Branca de França e Leonardo Luiz de França, que comemoram a vinda do primeiro bisneto.
Joaquim Renard de França Zasso Machado terá como padrinhos, Carlos Alberto Badke, Bruno Fleck, Liane Cassol Cella, Sérgio Zasso e Luís Puricelli.