XVIII JuvENART não será realizado em Santa Maria, mas permanecerá na região

Leandra Cruber

XVIII JuvENART não será realizado em Santa Maria, mas permanecerá na região

Renan Mattos

Foto: Renan Mattos

Neste ano, a 18ª edição do JuvENART, concurso estadual de danças tradicionais no qual concorrem crianças e adolescentes na categoria juvenil, não terá Santa Maria como palco. Agora, em razão da impossibilidade de realizar o evento no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria e no Centro Desportivo Municipal, o JuvEnart vai para o Recanto Maestro. Nos dias 29, 30 e 31 de julho, o Centro Desportivo Educacional Antonio Meneghetti receberá a competição que conta com inscritos de todo o Rio Grande do Sul.

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem nova diretoria

O JuvENART foi criado por Arion Pilla em 2002 e, desde então, tem sido realizado em Santa Maria. De acordo com Pilla, a mudança de cidade ocorreu em razão de desencontros de datas e questões estruturais. 

– Costumamos realizar o concurso no Centro de Eventos da UFSM, mas, agora, o local já possui alguns planos e não estariam disponíveis pelo tempo e data que precisamos. Já o CDM, nosso Farrezão, atualmente não oferece a estrutura necessária para a realização de um evento com tantas pessoas como o nosso. Então, aproveitamos um convite dos colegas do Recanto Maestro e vamos realizar o JuvENART em um novo local – explica. 

Organizado pelo CTG Sentinela da Querência em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho, Universidade Federal de Santa Maria e a prefeitura de Santa Maria, o JuvENART tem como objetivo a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição e da cultura popular do Rio Grande do Sul. Segundo o organizador, Arion Pilla, mais de 50 grupos de todo o Estado estão inscritos para a competição, além disso, a ideia é retornar para o Coração do Rio Grande em 2023: 

– São grupos de todo o Rio Grande do Sul que se mobilizam para o evento, então é bacana a movimentação que gera para Santa Maria. Por isso que, assim que tiver estrutura disponível e for possível realizarmos o evento aqui, faremos isso.

Na Cidade Cultura, música, teatro e dança se destacam para os leitores do Diário 

Além da mudança de local, o JuvENART 2022 tem, também, alterações no regulamento. Neste ano, jovens de 19 anos também poderão dançar. A adequação ocorreu em função da pandemia quando o evento não pode ser realizado. As alterações na íntegra podem ser vistas em antecipei.com.br/juvenart2022

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Operação da Polícia Civil de Santa Maria prende estelionatários em São Paulo Anterior

Operação da Polícia Civil de Santa Maria prende estelionatários em São Paulo

Muralismo para colorir a cidade: conheça o talento dos artistas de Santa Maria Próximo

Muralismo para colorir a cidade: conheça o talento dos artistas de Santa Maria

Geral