Operação da Polícia Civil de Santa Maria prende estelionatários em São Paulo

Maurício Barbosa

Operação da Polícia Civil de Santa Maria prende estelionatários em São Paulo

Matéria atualizada às 16h31min de 1º de junho de 2022

A Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (Dpicoi) de Santa Maria desencadeou na manhã desta quarta-feira a “Operação Stelius” em combate ao crime de estelionato praticado por um grupo criminoso. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e também de prisão. Nove pessoas foram presas durante o cumprimento dos mandados, cinco homens e quatro mulheres. Um outro suspeito já estava preso e foi notificado da nova ordem de prisão. A operação foi deflagrada na cidade de São Paulo, onde os criminosos residem e mais uma vez teve apoio da Polícia Civil paulista.

A operação foi batizada de Stelius, palavra do latim que derivou o vocábulo estelionato. O estelião é um camaleão, que troca de cor para burlar seus inimigos. Conforme a Polícia Civil, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, onde foram apreendidos celulares, cartões bancários, documentos e outras provas e objetos.

Jovem é vítima de tentativa de homicídio durante a madrugada em Santa Maria

Ainda conforme a polícia, a investigação complexa iniciou em 2021, quando foi instaurado inquérito com três ocorrências policiais para investigar o estelionato sob a modalidade “golpe do cartão clonado virtual“. As três ocorrências foram investigadas no mesmo inquérito policial porque há disseminação dos créditos para as contas bancárias das mesmas pessoas e com vínculos entre si. Foram três vítimas, todas do mesmo banco.

Ainda, há uma segunda investigação, que apurou o “golpe do cartão clonado ou do Motoboy“. Esta última denominação conhecida em São Paulo, com mais duas vítimas, totalizando cinco pessoas lesadas. Conforme a polícia, o prejuízo aproximado é de R$ 80 mil. Todos os investigados são paulistas.

A delegada Débora Dias, titular da Dpicoi, solicitou à Justiça de Santa Maria 13 prisões preventivas. Três suspeitos ainda não foram localizados. Ao todo, 46 policiais do Departamento de Operações Policiais Especiais (Dope) de São Paulo e seis agentes da Polícia Civil gaúcha cumpriram os mandados. A ação foi coordenada pela delegada Débora Aparecida Dias, titular da Dpicoi.

Maurício Barbosa, [email protected]

Leia todas as notícias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Petrobras lança site com informação sobre preços de combustíveis Anterior

Petrobras lança site com informação sobre preços de combustíveis

XVIII JuvENART não será realizado em Santa Maria, mas permanecerá na região Próximo

XVIII JuvENART não será realizado em Santa Maria, mas permanecerá na região

Geral