que o sol volte a brilhar

VÍDEO: músicos e médicos de Santa Maria gravam homenagem aos profissionais na linha de frente

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação

Há mais de 50 anos, The Beatles lançava a música Here Comes The Sun, que em tradução livre, significa "lá vem o sol". Apesar de ser em um contexto bem diferente, a mensagem de esperança em dias melhores ainda funciona muito bem hoje. Foi com a ideia de homenagear todas as pessoas que estão passando pela pandemia, em especial os profissionais de saúde que combatem a doença na linha de frente, é que nasceu o vídeo Que o Sol Volte a Brilhar, com a clássica música do quarteto britânico, publicado nesta sexta-feira nas redes sociais (assista abaixo).

VÍDEO: primeiro paciente com Covid-19 em Santiago deixa o hospital após 63 dias

A produção contou com a mobilização de mais de 80 pessoas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), da Orquestra Sinfônica e da banda Magical Mystery. As imagens e os áudios foram todos capturados apenas com os celulares e, claro, de forma remota, desde meados de maio, e a edição foi feita por cerca de um mês. 

- Essa música tem uma mensagem bonita, de que bons tempos virão, a tempestade vai passar e o sol vai brilhar novamente, que é o título do nosso vídeo. Além dos vídeos gravados, cada um na sua casa, também tem trechos da apresentação que a orquestra fez junto com a Magical Mystery em julho do ano passado no Centro de Convenções. As palmas da plateia em pé, no final, são para os profissionais de saúde, um agradecimento a eles que estão na linha de frente, eles são nossos heróis - explica o maestro da orquestra João Batista Sartor.

O médico Arno Britz, que atua no Husm, foi um dos participantes do vídeo. Além de cantar, ele também fez uma ponta de ator, que, segundo ele, foi a primeira vez.

- Foi tudo combinado via reunião online. A direção foi à distância, tive que pedir ajuda para segurarem a câmera (risos). A rotina está muito difícil, é um cuidado e um certo medo constante. Medo de se contaminar, contaminar quem está na nossa casa. Eu tive colegas que foram para a CTI, alguns que estão internados, todos que têm o mesmo cuidado que a gente. É quase uma loteria, a gente não sabe quem é o próximo - conta Britz. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Divulgação 
O médico Arno Britz conta que parte do vídeo foi gravado no hospital e outra parte no consultório privado. Nas horas vagas, ele recorre a música e as artes plásticas para relaxar

Quando o médico viu o vídeo pronto, ele conta que foi difícil conter a emoção:

- No momento estamos muito à flor da pele. Foi bom poder participar disso e trazer um pouco de alegria. Eu recebi vários feedbacks de amigos, colegas que trabalham na UTI, que disseram que viram o vídeo e isso deu força a eles para encarar o resto do dia. Isso me deixa sem palavras - relata o médico. 

'Eu não acredito ainda, não caiu a ficha', diz jovem que perdeu o pai e a mãe para a Covid-19

Esse sentimento também é compartilhado pelo músico Renato Molina, da banda Magical Mystery. Segundo ele, o resultado e a qualidade técnica o impressionou:

- Primeiro de tudo é emoção. Cada um de nós da banda que olhou o vídeo, caiu os butiá do bolso. A gente fica imaginando o que isso pode mexer com a alma das pessoas. O principal motivo por trás desse clipe, claro que é a solidariedade. Mas com ele também queremos mostrar que é preciso acreditar na ciência e na arte, porque sem essas duas coisas, eu posso afirmar, que o ser humano não sobrevive. A gente precisa ter essa consciência e seguir trabalhando a alma e o espírito de cada um de nós - comenta Molina. 

Assista:

Os vídeos foram gravados por 43 artistas da Orquestra Sinfônica, seis músicos da Magical Mystery e pelos médicos Arno Britz, Juliano Rigon, Vítor Calegaro e Cristiano Abaid. O vídeo tem direção e edição de Paulo Cóser, direção artística de João Batista Sartor, áudio de Cassiano Rathke, produção de Débora Flores Dalla Pozza e arranjo musical de Dilber Alonso, que também participa da assessoria artística junto a Renato Molina. 

Além do vídeo ser lançado nas redes sociais, ele foi apresentado em primeira mão para os profissionais que atuam no Husm por meio de uma televisão instalada no subsolo do prédio. Pelo menos três exibições por dia devem ser feitas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Instituições de cuidado a idosos recebem 202 litros de álcool 70%

MPT procura imóvel para aquisição em Santa Maria Próximo

MPT procura imóvel para aquisição em Santa Maria

Geral