O criadouro conservacionista São Braz, em Santa Maria, acolhe mais de 600 animais de 135 espécies que foram abandonados, vítimas de maus-tratos ou de tráfico de animais silvestres. Para manter as cerca de 4,5 toneladas de alimentos por mês, eles lançam neste sábado a campanha Natal Solidário, que vai arrecadar, até o dia 26 de dezembro, doações de alimentos como sementes de girassol, milho, rações, frutas e carne.
VÍDEO: família reforma mais de 400 brinquedos para doar no Natal
De acordo com diretor fundador do criadouro, Santos de Jesus Braz da Silva, a principal fonte de renda do local era as visitas das escolas, que foi impossibilitada pela pandemia. A instituição perdeu alguns padrinhos e, além disso, também houve o reajuste do preço dos alimentos e insumos, que chegaram a dobrar o preço. Com isso, os voluntários que atuam no São Braz tiveram a ideia de pedir ajuda à população:
– A sociedade nunca nos desamparou, sempre nos deu apoio, uma vez que fizemos um trabalho de interesse de todos e sem verba pública. Temos algumas coisas que são priores, como semente de girassol, milho em grão e quebrado, ração e mix periquito – conta Braz.
AJUDEQuem quiser contribuir com qualquer item da lista (veja abaixo), pode deixar nas caixas solidárias em três pontos: nas distribuidoras do Bruxo Bebidas, na Marcolan Madeiras e Materiais de Construção e no Patronato Shopping, ou no criadouro (Estrada do Passo da Ferreira, em Boca do Monte).
O QUE PODE SER DOADO
Girassol
Mix canário
Mix psitacídeos
Painço
Alpiste
Mix trinca-ferro
Milho em grão
Milho quebrado
Ração de confinamento
Ração de frango
Ração para filhote de pássaros (papa filhotes ou similares)
Ração de tartaruga
Ração de jabuti
Carne sem osso (todos os tipos)
Carne com osso ou inteira (peixe, frango)
Camarão desidratado
Ovos (todos)
Leite integral e leite zero lactose
Água de coco
Frutas, legumes e saladas (todas)
Milho verde
Mel
VÍDEO: 16 formas de ser solidário e ajudar quem mais precisa no Natal
VISITASO criadouro, que é legalizado há 23 anos pelo Ministério do Meio Ambiente, está recebendo visitas de famílias e pequenos grupos mediante agendamento. O local está aberto diariamente, das 8h às 18h30min. Diferente de um zoológico, o foco do São Braz é a educação ambiental. O valor da entrada, que ajuda a instituição a se manter, vai de R$ 10 a R$ 15 por pessoa.
Onde agendar a visita: pelos telefones (55) 99967-7707 (Braz) ou (55) 99118-3480 (Sílvia)
Quem quiser ajudar com doações em dinheiro podem fazer o depósito na conta
Banco Sicredi
Agência 0434
Conta corrente 11800-1
Santos de Jesus Braz da Silva
CPF 37886614020