Gripe A

Vacinação será retomada em postos de saúde de Santa Maria nesta terça 

"

A partir desta terça-feira até o próximo dia 20, Santa Maria pretende imunizar todos os chamados grupos prioritários, ou chegar perto da meta. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará de 28.040 doses para vacinar contra o vírus Influenza essas pessoas com prioridade (leia mais abaixo). A retomada é feita hoje após a interrupção na vacinação, que ocorreu no último dia 2, por falta de doses. 

Rio Grande do Sul é o segundo Estado com mais mortes por H1N1

A diferença é que, a partir desta terça, não haverá mais horário estendido nos postos. Com esse quinto lote, que deve ser o último, Santa Maria contabiliza o recebimento de pouco mais de 96 mil doses, conforme a prefeitura. O número corresponde, praticamente, ao contingente de pessoas que devem ser vacinadas: 96,3 mil dos grupos prioritários. Até o momento, o município contabiliza 61,3 mil imunizados, ou seja, 63,6% da meta. A maior procura ficou entre idosos (36,2 mil), crianças (14,1 mil) e trabalhadores da saúde (13,8 mil).

Rio Grande do Sul tem 36 mortes por gripe A em 2016

O Diário questionou a Secretaria de Saúde se, em caso de sobrar vacina, poderia se estender a vacinação ao restante da população, mas, a enfermeira responsável pelo Setor de Imunizações da prefeitura, Ana Mota, afirma que é cedo para se fazer qualquer projeção. O titular da 4ª CRS, Moacir Alves, vai na mesma linha e acredita ser pouco provável que sobrem vacinas. Já nas clínicas privadas, não há previsão de chegar mais doses.

Estudante que morreu de gripe A, em Santa Maria, procurou atendimento em três hospitais

Situação na região

A 4ª CRS, que abrange Santa Maria e 31 cidades, trabalha para imunizar quase 190 mil pessoas. Até o momento, 128,8 mil foram imunizada, o que representa 67,8% da meta de vacinação.

Confira, abaixo, os grupos prioritários:

– Crianças de seis meses a 5 anos incompletos
– GestantesMães até 45 dias após o parto
– Trabalhadores da área da saúde da rede pública e privada
– Povos indígenas a partir dos 6 meses de idade
– Idosos (a partir dos 60 anos)
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa
– Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais (para receber a vacina, é necessário apresentar atestado médico)

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Taxista é flagrado dirigindo embriagado em Santa Maria 

Próximo

Escola Augusto Ruschi estuda expulsão de envolvidos em briga 

Geral