Impasses

Unifra esbarra em burocracia na construção de hospital

"Dois anos depois de anunciar a construção de um hospital-escola, o Centro Universitário Franciscano (Unifra) ainda parece bem longe de levantar o primeiro tijolo. São pelo menos três os entraves para as obras. Mas um deles começou a se resolver nesta semana. A prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores uma proposta de mudanças no Plano Diretor do município. Até terça-feira, o projeto não havia chegado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Fora isso, ainda falta definir se há uma Área de Preservação Permanente (APP) dentro do terreno do hospital. Depois de ser autuada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a Unifra entrou com recurso, que aguarda julgamento (veja quadro ao lado). Dependendo do resultado do processo, o projeto poderia sofrer alterações.
Resolvido estes dois entraves, ainda vai ficar faltando o licenciamento ambiental, que deve ser emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O pedido não foi protocolado, o que só deve ser feito depois que os outros impasses forem definidos

:: Leia mais notícias de Geral ::

A Unifra disse, pela assessoria de imprensa, que 280 leitos devem ser construídos, mas não mensurou investimentos e prazos, que só seriam definidos após a resolução dos impasses.

Além das questões burocráticas, há, ainda, um grupo de moradores do entorno que se manifestou contrário à obra ao lado do Hospital São Francisco. Os vizinhos defendem que, além de ficarem um bairro residencial, as ruas são estreitas e não haveria espaço para o fluxo de veículos, especialmente ambulâncias e ônibus:

_ Não somos contra o hospital, nem contra os leitos, nem contra os empregos, mas defendemos que ele seja construído em outra área da cidade _ explica Maria Francisca Moreira da Costa, advogada que é moradora da região.

O abaixo-assinado foi encaminhado ao Ministério Público em agosto deste ano.



"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ex-secretário deve depor nesta terça-feira no processo criminal da Kiss

Próximo

TJ cassou liminar que antecipava indenizações às vítimas da tragédia

Geral