Foto: Ciosp (Reprodução)
Três veículos arrancaram lado a lado da Avenida Dores e seguiram em alta velocidade pela Avenida Medianeira na noite da última segunda-feira
Os proprietários das três caminhonetes que disputaram racha nas Avenidas Dores e Medianeira, na noite da última segunda-feira (30), deverão ser responsabilizados judicialmente. Os veículos foram flagrados por câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria.
De acordo com o delegado regional da Polícia Civil de Santa Maria, Sandro Meinerz, os envolvidos já foram identificados e foi aberto inquérito para investigar o caso.
– É um fato grave que coloca em risco a vida e a integridade física das pessoas que transitam pelas ruas de Santa Maria – diz.
Em casos assim, se ocorre um acidente com morte, o motorista pode ser indiciado por homicídio por dolo eventual, ou seja, por assumir conduta que pode resultar em resultado grave.
– A Polícia Civil vai tomar todas as providências para responsabilizar essas pessoas e viabilizar para que as provas já colhidas e as que serão colhidas no bojo do inquérito possam subsidiar a responsabilização penal diante do Poder Judiciário – informa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O boletim de ocorrência de direção perigosa foi registrado na Polícia Civil pelo próprio secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi. A identificação dos veículos e seus responsáveis ocorreu por meio das placas.
O artigo 173 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define a prática de "racha" como “disputar corrida não autorizada pela autoridade competente em via pública. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e mais sete pontos na carteira de motorista. Os responsáveis podem o direito de dirigir suspenso por dois a oito meses e correm risco de condenação judicial com pena de seis meses a três de prisão.
Segundo o secretário Ponsi, como não houve flagrante do racha, não será aplicada a multa de trânsito nesse caso.
Leia mais:
- VÍDEO: caminhonetes disputam racha em avenida central de Santa Maria
- Polícia Civil cria delegacia online para combate a crimes de intolerância
- Vítima de pedradas morre após um mês internada no Husm e Santa Maria chega a 55 homicídios em 2024