Troca de luminárias na Avenida Rio Branco muda a rotina de moradores e comerciantes de Santa Maria

Arianne Lima

Troca de luminárias na Avenida Rio Branco muda a rotina de moradores e comerciantes de Santa Maria
Após anos de pedidos e articulações, Santa Maria deu mais um novo passo em uma pauta importante para a população: a iluminação pública. No dia 9 de março, as primeiras luminárias da Avenida Rio Branco foram trocadas por lâmpadas de led de 150 W. No trecho em questão, que é delimitado pelas ruas Venâncio Aires e Manoel Ribas, foram feitas 67 substituições. O serviço, que foi finalizado no dia seguinte, já mostra resultados, principalmente, com relação a movimentação dos santa-marienses.

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Há mais de 15 anos, o comerciante Carlos Alberto Ribeiro Penalva, 62 anos, mantém um empreendimento na Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Daudt. Ao lado da esposa, Vera Azambuja Penalva, 62, ele aprova a mudança da iluminação, que permite até mesmo que o casal tome um chimarrão com calma.

– Melhorou muito a claridade e o pessoal está saindo mais para a rua. Antes, era muito escuro aqui e inclusive, tinha postes com luzes queimadas permanecendo semanas assim antes de serem trocadas. Agora, melhorou. Até o movimento do bar melhorou, assim como o fluxo de pessoas. Foi uma ótima iniciativa essas lâmpadas de led – afirma Carlos Alberto.

Próximo a um supermercado na esquina com Rua dos Andradas, a eletricista Tainá Machado, 24, aguarda por um carro de aplicativo. Ela relata que, todos os dias, espera pela carona em frente ao mercado devido ao movimento e maior luminosidade do trecho. Com a mudança, a sensação de segurança cresceu:

– Eu faço academia aqui perto e percebi que esse trecho ficou muito mais iluminado e seguro. Eu costumava ficar perto da saída do mercado, porque tem mais movimento. Eu me sinto mais segura para pegar o ônibus ou o 99 aqui na frente agora. Então, sinto que dá para ficar mais tranquila.

No canteiro central da Avenida Rio Branco, próximo a Rua Venâncio Aires, o casal de microempreendedores, Olmiro Xavier, 26, e Rafaela Xavier, 28, também colhem os frutos da troca de iluminação. Há um ano no espaço, Rafaela comenta que a escuridão influenciava no movimento:

– Acho que a iluminação ficou boa, porque este trecho do meio já estava muito escuro e teve uma época em que a praça também ficou sem iluminação. Então, agora, com essas luzes, melhorou bastante essa parte que ficava mais abandonada. Está mais claro e isso faz com que as pessoas circulem mais por aqui com mais tranquilidade.

Investimento

Foto: João Alves (Prefeitura de Santa Maria/ Divulgação)

Ao todo, 534 luminárias serão trocadas por lâmpadas de Led em um planejamento que contemplará mais de 30 ruas, além das avenidas Itaimbé e Rio Branco. O investimento será de R$ 562.706,98, oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento II (Finisa II). A previsão de conclusão da troca é de 120 dias.

De acordo com a prefeitura, o serviço de revitalização da iluminação pública é executado pela ESB Indústria e Comércio de Eletro Eletrônicos Ltda, empresa vencedora da licitação. O órgão reforça que “enquanto o foco estava na Rio Branco, ainda foram trocadas seis lâmpadas de 80W na Rua Ernesto Beck (V3) e seis lâmpadas de 120W na Rua Manoel Ribas (V4), visando à segurança para a festa da Calourada, que ocorrerá de 20 a 23 de março, na Gare”.

Devido a execução rápida do serviço, não há um cronograma específico para as próximas ruas. A prefeitura projeta que, com a modernização da iluminação, a redução mensal no consumo de energia pode chegar a 23.501,93 kWh (52,23%). O índice representa, em termos de custo, a economia de R$ 14.101,16 mensais, o que deve possibilitar que o retorno do investimento ocorra em aproximadamente 40 meses.

Classificação

No perímetro do Distrito Criativo, as vias foram avaliadas de acordo com a classificação do Plano Diretor do município, sendo as de nível V1 consideradas de trânsito rápido, e as V5 como vias de conexões menos significativas. Conforme o Plano Diretor do município, a Avenida Rio Branco é considerada de nível V2 no um ranking. Por meio disso, as vias devem receber luminárias de 50W a 150 W, conforme a necessidade. Ainda serão substituídos os braços, os cabos e os sensores fotoelétricos, responsáveis pelo acendimento e pelo desligamento automático das luminárias.

Conforme o planejamento, as vias que devem receber lâmpadas de led são:

Avenida Rio Branco

Rua do Acampamento

Rua Serafim Valandro

Rua Venâncio Aires

Rua Silva Jardim

Rua dos Andradas

Rua Vale Machado

Rua André Marques

Avenida Itaimbé

Rua Coronel Ernesto Beck

Rua Floriano Peixoto

Rua Dr. Bozano

Rua Ângelo Uglione

Rua Coronel Niederauer

Rua Doutor Alberto Pasqualini

Rua Riachuelo

Rua José do Patrocínio

Rua Manoel Ribas

Avenida Assis Brasil

Rua Treze de Maio

Rua Daudt

Rua 7 de Setembro

Rua Henrique Dias

Rua Doutor Wauthier

Rua Comissário Justo

Rua Dr. Astrogildo de Azevedo

Rua Roque Calage

Rua Risieli Mafacioli

Rua Dr. Pantaleão

Rua Natalino Sanches

Rua Dr. Francisco Mariano da Rocha

Rua Otávio Binato

Rua Dona Luiza

Travessa Lucas Barbosa

Rua Amélia Rodrigues

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem é agredido com golpes de facão em praça de Santa Maria Anterior

Jovem é agredido com golpes de facão em praça de Santa Maria

Próximo

Recurso público para bancar a Calourada não é gasto

Geral