A obra de construção da perimetral Dom Ivo Lorscheiter mal foi retomada e já parou. As máquinas voltaram ao local na quinta-feira passada e, na sexta-feira, foram embora de novo. Após idas e vindas e prazos não cumpridos, a finalização do trecho às margens da Rua Osvaldo Nobre já se arrasta há quatro anos. Desta vez, a data limite é final de junho. Mas a vizinhança, que não gostou nada da nova parada da obra, não acredita que tudo vai ficar pronto em 90 dias.
Segundo a secretária de Habitação de Santa Maria, Magali Marques, a Cotrel Engenharia, empresa responsável por este trecho da obra, alega que está esperando por materiais que já foram comprados e que são necessários para dar continuidade à empreitada. Como as pedras de contenção ainda não chegaram, as máquinas tiveram de deixar a pista. Na quinta e sexta-feira, foram realizados alguns trabalhos, como a limpeza dos canais às margens do Arroio Cadena.
O Diário entrou contato com a empresa, mas a construtora preferiu não se manifestar porque as informações deveriam ser repassadas apenas pela prefeitura.
De acordo com Magali, o que atrasou a totalidade da obra foram os problemas judiciais envolvendo a remoção de famílias que viviam no local. Entretanto, essa questão já foi superada.
- Demos a ordem de serviço à empresa. Eles têm até 90 dias para finalizar, independentemente se está parada agora. Este é o prazo - determina Magali.
Moradores não acreditam que o prazo será cumprido
Conforme um comerciante que preferiu não se identificar, as máquinas ficaram na pista por dois duas, mas, depois, não retornaram. Para concluir a obra, foi necessário interromper o trânsito. Morador da região, Wanderlei Machado, 53 anos, utiliza bicicleta e moto para atravessar o trecho incompleto. Ele faz coro aos demais, e não acredita na conclusão.
- É sempre assim. Eles prometem, dizem que vão recomeçar, e é isso que vemos. Nada - reclama o morador.
A via, que tem 3,5 quilômetros, prevê ligação da Avenida Walter Jobim até a Rua José Barin. A intenção é facilitar o acesso da Zona Oeste à Zona Norte, além do Centro. A Dom Ivo Lorscheiter é considerada uma das maiores e mais impactantes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Santa Maria, custando R$ 23 milhões.