Um homem de 39 anos foi preso pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (2) em Santa Maria. Ele é apontado pelas investigações por tentativa de homicídio e já responde por outros casos de maus tratos a animais e dano a patrimônio. A prisão foi feita pouco depois das 6h, no Bairro Fátima, onde ele também cometeu os crimes.
A Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) da Polícia Civil solicitou a prisão do homem após uma tentativa de homicídio que aconteceu em 22 de novembro, quando o homem armado de um facão golpeou e feriu um jovem de 29 anos. O suspeito foi preso enquanto varria a calçada na frente da casa. Ele estava com um facão na cintura, arma esta que pode ter sido usada na tentativa de homicídio.
Ele foi algemado, levado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde foi feito o registro da ocorrência da prisão e pouco depois foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). Duranta o cumprimento do mandado de busca e apreensão na casa do preso, os policiais apreenderam dois frascos de um litro cada de solventes, um taco de beisebol e uma arma de pressão.
Conforme as investigações, a vítima estava indo trabalhar com o irmão e enquanto caminhavam por uma rua do Bairro Fátima, o preso sacou o facão e começou as agressões. As vítimas reagiram, mas o homem correu para dentro do pátio da casa e trancou o portão.
Imagens de câmeras de segurança gravaram o momento em que o suspeito agride pedestres com facão. Foto: Reprodução (Divulgação)
Histórico
O preso responde ainda por outros inquéritos por maus tratos a animais, pois segundo vizinhos e também conforme apuraram as investigações, ele dava tiros com a arma de chumbinho em cães e gatos e também em pessoas que passavam pela rua. Ele responde também por danificar vários carros que pessoas que estacionavam os veículos em frente a residência dele.
Em um dos casos, vídeos de câmeras de monitoramento de residências vizinhas flagraram ele quebrando os vidros e danificando a lataria de uma caminhonete que estava estacionada na rua.
A reportagem do Bei recebeu diversas denúncias e até pedidos de ajuda de moradores da região que não aguentavam mais conviver com os riscos de serem agredidos a qualquer momento. A operação foi coordenada pelo delegado Gabriel Zanella, titular da DPHPP e recebeu apoio de policiais da Delegacia do Idoso em Combate a Intolerância (Depicoi) e de Júlio de Castilhos.
No Estado
A Polícia Civil deflagrou operação de combate aos crimes de homicídios e tráfico de drogas. Ordens judiciais e outras medidas cautelares, como apreensão e bloqueio de contas bancárias, estão sendo cumpridas em todo o estado. O balanço da operação ainda não foi divulgado pela polícia.