prejuízo no campo

Sindicato pede criação de auxílio emergencial para agricultores afetados pela estiagem

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">Foi encaminhado, nesta quarta-feira, um pedido para criação de um auxílio emergencial para a agricultura. A solicitação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi entregue à prefeitura. O objetivo é socorrer aquelas famílias do campo em vulnerabilidade, que perderam todo o sustento com a estiagem.

De acordo com o presidente do sindicato, Delcimar Borin, cerca de 500 famílias vivem essa realidade em Santa Maria. São, em geral, agricultores que produzem alimentos de subsistência e vendem o excedente em feiras.

- Algumas famílias de pequenos agricultores têm produção basicamente para subsistência e tiveram grandes perdas. É só ir na feira ou supermercado para ver como estão as hortaliças. Isso acontece por causa da falta de chuva e calor extremo. Para essas famílias que sobrevivem da agricultura familiar, é muito complicado, porque ficaram sem renda, e vai demorar até que consigam refazer suas hortas e lavouras - axplica Borin.

VÍDEO: com famílias e terras fragilizadas pela estiagem, o desafio é produzir e preservar

O pedido do sindicato foi de um auxílio com duas parcelas de R$ 300. A prefeitura teria sinalizado que seria mais viável uma parcela única de R$ 400. Alguns critérios já foram debatidos, como atender as pessoas que tenham produção exclusiva da agricultura e que não recebam outros auxílios governamentais. Uma nova reunião está marcada para sexta-feira. Se a ideia avançar, a expectativa é de que o auxílio chegue até a população entre o final de abril e início de maio. 

Além do auxílio, outras medidas também foram solicitadas, como subsídio de, pelo menos, uma saca de semente de milho para que esses produtores tenham condições de refazer as lavouras após a chuva. 

- Sabemos que a prefeitura tem ações importantes, como entrega de água para pessoas e bebedouros para animais. Mas é preciso olhar para a renda também, para que o agricultor possa se manter até conseguir uma nova safra - defende o presidente do sindicato. 

Caso avance, a seleção dos beneficiados deverá ser feita pelo próprio sindicato e pela Emater, uma vez que os órgãos já possuem base de dados da agricultura. 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, esclarece que o pedido será apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, em reunião ainda nesta semana. O grupo, com variados representantes do setor, vai deliberar sobre a demanda e quais devem ser os critérios dos beneficiados. O prefeito Jorge Pozzobom (PSBD) autorizou que sejam feitos estudos legais e financeiros para analisar a possibilidade deste auxílio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Emaet abre inscrições gratuitas para cursos destinados a crianças, jovens e adultos Anterior

Emaet abre inscrições gratuitas para cursos destinados a crianças, jovens e adultos

Próximo

Museu de Ufologia de Itaara reabre para visitas a partir do final de semana

Geral