Simulações aproximam magistrados de militares

Carmen Xavier

Simulações aproximam magistrados de militares
Em ação realizada no Cism, participantes do congresso jurídico vivenciaram o treinamento e a rotina militar. Foto: Nathália Schneider

Uma demonstração operacional de artefatos militares, como simulação de tiros de blindados e de emprego de viaturas de combate aeronaves não tripuladas, marcou o primeiro dia do Congresso Jurídico de Direito Militar, que começou nesta quinta-feira em Santa Maria e prossegue com atividades nesta sexta.O evento tem como público-alvo juízes federais da Justiça Militar da União, magistrados do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul e representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Leia mais:

Trânsito e linhas de ônibus terão alteração devido às eleições Santa Maria sem Fome: Gaia Associação acolhe pessoas em vulnerabilidade socialReunião com ministra do Tribunal Superior do Trabalho pode trazer resolução para greve dos servidores da Ebserh

Segundo a juíza federal da Justiça Militar da União, Natascha Maldonado Severo, a iniciativa possibilita entender como é o treinamento militar, o dia a dia das organizações, quais as dificuldades que os militares enfrentam.– Em Porto Alegre, na primeira fase, tivemos uma etapa mais técnica, com várias palestras. Aqui, em Santa Maria, podemos vivenciar a operacionalidade e ver de perto como funcionam as organizações militares, e isso facilita o entendimento na hora de julgar os processos – explica.Além dos debates, que foram realizados na Base Aérea de Santa Maria e na Auditoria Militar, as atividades práticas ocorreram no Campo de Instrução de Santa Maria (Cism).

Entendimento

Há 25 anos na magistratura da Justiça Militar, o juiz federal Frederico Veras, que atua em Brasília (DF), acredita ser sempre importante adquirir conhecimentos sobre a realidade pela qual passam os militares das três forças:– Somos juízes civis. Por isso, é muito importante esse tipo de evento, para que possamos compreender a visão e a preparação dos militares. Poder acompanhar as atividades reais das forças nos ajuda a entender o universo dos militares e oferece subsídios para os julgamentos.O Congresso Jurídico de Direito Militar continua hoje e conta, também, com a participação de ministros do Superior Tribunal Militar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eu, uma mãe narcisista? Anterior

Eu, uma mãe narcisista?

Presidenciáveis se despedem da propaganda eleitoral gratuita Próximo

Presidenciáveis se despedem da propaganda eleitoral gratuita

Geral