Militares da 6ª Brigada de Infantaria Blindada ajudarão em ações que buscam exterminar os focos do mosquito Aedes aegypti em Santa Maria e em diversas cidades do Estado. Até quinta-feira, segue a campanha de esclarecimento e o mutirão de limpeza. No dia 13, mais da metade do efetivo da Brigada estará nas ruas para conscientização em todos os bairros da cidade. Já entre 15 e 19, ocorre o mutirão de descontaminação, que também contará com o apoio dos militares.
Mutirão de combate ao Aedes aegypti será na quinta-feira no Juscelino Kubitschek
A programação para os três bairros mais contaminados de Santa Maria Nossa Senhora de Lourdes, Medianeira e Juscelino Kubitschek começa na quinta. Por isso, nesta quarta, um carro de som deve circular pelo bairro JK comunicando os moradores sobre as atividades. Os outros bairros devem ser visitados nos dias seguintes.
Ao todo, mais de 2,3 mil homens irão percorrer as ruas de Santa Maria junto com agentes de saúde do município. A programação também ocorre em Júlio de Castilhos, Tupanciretã, São Francisco de Assis e São Sepé. No dia 13, as equipes irão conversar com a população, de casa em casa, para explicar como será a descontaminação. Nesse dia, também serão distribuídos sacos para o depósito de objetos como garrafas, potes, tampas e pneus. Esses itens serão recolhidos e descartados adequadamente pela equipe. A data de recolhimento também ainda será definida.
Unidades do Exército de Santa Maria divulgam cronograma de ações contra o Aedes aegypti
Para que a ação transcorra como o esperado, é necessário que a população colabore com o mutirão. Além de evitar a água parada, é preciso que os moradores deixem as equipes entrarem nas residências. Avisar vizinhos, para que todos saibam da ação, e deixar os cachorros contidos durante a visita também pode ajudar.
Ação começa no bairro Juscelino Kubitschek
O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti deve ter início nesta quarta-feira em Santa Maria. Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michel, a ação propriamente dita ocorre a partir desta quinta, mas nesta quarta, um carro de som irá circular pelo bairro Juscelino Kubitschek avisando os moradores sobre a atividade.
Leia mais notícias de Geral e Polícia
Segundo Selena, na quinta, cerca de cem pessoas, entre agentes de saúde e militares do Exército, irão passar de casa em casa no bairro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, orientando os moradores a descartarem materiais que possam servir como foco para a proliferação do mosquito.
Nesta ação, as equipes irão distribuir sacos de lixo, onde os materiais devem ser descartados. As famílias serão orientadas a deixarem o material em frente as casas e, na sexta-feira, caminhões passarão pelas ruas para recolher o que foi separado.
O Centro de Comunicação Social do Exército divulgou o seguinte cronograma de atividades:
Mutirão de limpeza começou em 29 de janeiro e segue até 4 de fevereiro, em todas as Organizações Militares e em suas áreas de responsabilidade, com emprego de todos os militares disponíveis, para eliminar os focos do mosquit"