RS tem dois casos confirmados e seis suspeitos de varíola do macaco

Redação do Diário

RS tem dois casos confirmados e seis suspeitos de varíola do macaco
Foto: Dado Ruvic (Empresa Brasil de Comunicação)

Na última terça-feira (28), a Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou que está investigando seis casos de varíola do macaco. Até o momento, já foram confirmados dois casos confirmados da doença no Estado.

Cinco pessoas com suspeita residem na Macrorregião Metropolitana e uma na Macrorregião Centro-Oeste. As cidades, porém, não foram informadas pela SES.

Leia mais:

Secretaria da Saúde do RS afirma que não é necessário pânico diante da varíola do macaco

No Brasil, são 20 casos confirmados, sendo 14 em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro e dois no Rio Grande do Sul. No mundo, são quase 4,3 mil casos em 48 países.

A doença

A varíola do macaco é uma doença viral. A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A doença causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Quando a crosta desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas. O período de incubação é de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Leia também:

Santa Maria registra mais quatro óbitos em decorrência da Covid-19 em junhoCom aumento dos casos de síndromes respiratórias em crianças, Estado cria telefone para orientações

O diagnóstico da doença é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. O teste deve ser realizado em todos os pacientes que forem enquadrados na definição de caso suspeito. As amostras estão sendo direcionadas para os laboratórios de referência, que para o Rio Grande do Sul é o Instituto Adolf Lutz de São Paulo (IAL/SP).

Com informações da Secretaria da Saúde (SES)

Leia mais notícias de Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaqueline Silveira: Câmara de Vereadores discute isenção de IPTU para templos de Santa Maria Anterior

Jaqueline Silveira: Câmara de Vereadores discute isenção de IPTU para templos de Santa Maria

Perimetral Dom Ivo Lorscheiter: última etapa da obra chega a 57% Próximo

Perimetral Dom Ivo Lorscheiter: última etapa da obra chega a 57%

Geral